Que a imagem acima é arte, não se discute. Em qual gênero artístico ela se encaixa, entretanto, é outra história. Uma das 25 obras que integram a exposição Desenhos Fotográficos / Imagens Cegas, que abre nesta quinta-feira no Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul, ela foi desenvolvida pela técnica do quimigrama, pela qual papel fotográfico serve de suporte para o desenho, feito com químicos também fotográficos.
- O resultado é sempre uma surpresa - diz a fotógrafa e artista plástica Myra Gonçalves, autora das obras.
Fotógrafa desde antes de cursar Artes Plásticas e professora do curso de Fotografia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Myra gosta desse processo híbrido, experimental, que mescla áreas artísticas diversas.
Além disso, em plena era digital, em que praticamente todo mundo tem câmeras no celular, ela ressalta que ainda há espaço para o analógico e o artesanal.
- Essas técnicas alternativas estão voltando a ganhar espaço entre os artistas-fotógrafos.
Isso ocorre, explica, justamente para não se deixar tomar totalmente pelo digital, em que a sensação é de muito controle sobre tudo.
- (A fotografia analógica) permite um certo descontrole, com resultados imprevisíveis - salienta.
A abertura da exposição ocorre nesta quinta, às 19h40min, na Galeria de Arte do Campus 8 (RS-122, Km 69, Samuara). A visitação poderá ser feita de 6 a 24 de abril de 2015, das 8h às 22h30min.
Desenho ou fotografia?
Mostra 'Desenhos Fotográficos' abre nesta quinta-feira em Caxias do Sul
Myra Gonçalves usa técnica do quimigrama e defende processos alternativos
GZH faz parte do The Trust Project