No primeiro sábado deste mês, cerca de 50 jovens se reuniram na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping para responder perguntas e resolver tarefas sobre uma série de livros. Não era prova escolar nem gincana, e sim um encontro de fãs da saga Divergente, ansiosos por disputar brindes e discutir Insurgente, filme prestes a estrear baseado no segundo livro da coleção.
Séries literárias fazem sucesso com públicos de diferentes idades
As responsáveis pelo encontro, do grupo Sagas do Sul, fizeram sua organização de forma espontânea e, apesar de contarem com alguns apoiadores, bancaram por conta própria grande parte dos brindes que distribuíram. A principal motivação é levar adiante a paixão pelas séries de que mais gostam.
- Finalmente achei alguém que pensa exatamente como eu - diz a técnica em meio ambiente e química Viviane Max, 30 anos, sobre Tris, a protagonista de Divergente.
Inspirado em trilogia de best sellers, "Divergente" chega aos cinemas
7 motivos para o sucesso de "Jogos Vorazes"
"Cinquenta Tons de Cinza" encontra força em Dakota Johnson. E só
Além de Viviane, Sagas do Sul conta com as estudantes Joana Dani, 21 anos, Laura Berger, 14, e Aline Dal Bó, 14. As meninas, que se reúnem há cerca de um ano, estarão no Rio para outro evento semelhante neste domingo, bancando a viagem por conta própria.
Leia mais notícias de literatura
Para Regina Zilberman, especialista em literatura infantojuvenil, o engajamento dos jovens leitores poderia ser melhor aproveitado em sala de aula com objetivos pedagógicos:
- Ainda existe um preconceito muito grande em alguns ambientes escolares com a literatura fantástica de ampla circulação.
Assista ao trailer de "Insurgente":