O Calçadão de Santa Maria ganhou novas cores, nos últimos dias. Desde quinta-feira, o ilustrador Rafael Sarmento, 33 anos, trabalha na confecção de um mural na fachada da loja Gaiger do Calçadão.
Autor de artes que estampam revistas, capas de livros e jogos eletrônicos no Brasil e em países como Japão, Alemanha e Inglaterra, Sarmento foi contratado para a empreitada pelo projeto Santa Maria Criativa. Desenvolvida pela Before Mídia, a iniciativa viabilizou, também, um mural no residencial Viva, no Centro da cidade, em dezembro. O objetivo da ação é embelezar a cidade e ampliar os espaços para os artistas mostrarem sua arte, como fachadas de prédios e empresas locais.
A arte de Sarmento ocupará duas paredes da fachada, usando como "gancho" a tradição e a vocação da loja:
- Acabei me inspirando na trajetória da família Gaiger no Brasil, com a questão dos óculos antigos. A partir disso, resolvi fazer uma transição do passado com o presente. Usei muito o vermelho e o amarelo, para chamar a atenção mesmo, mas foi tudo bem livre e bem simples - explica Sarmento, acrescentando que .
Questionado sobre o que pretende passar às pessoas que visualizem a obra, Sarmento responde:
- Espero que o mural promova uma reflexão. O papel do muralismo é promover uma quebra no cotidiano da cidade, da narrativa pessoal, fazer que todos possam parar e pensar. A partir dessa sensibilização, quero que despertem mais projetos do gênero, que outros empresários também fiquem encorajados. Também é um desafio profissional. A cidade acabou me conquistando. Sempre quis fazer algo para deixar para Santa Maria e, agora, aproveitei a oportunidade.