Um homem casado beija a boca de outro que foi atropelado por um lotação e passa a ter sua moralidade julgada pela sociedade. Não poderia ser mais atual o enredo da tragédia carioca O Beijo no Asfalto (1961), de Nelson Rodrigues, mas a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA... decidiu expandir seus significados.
Na recriação do clássico moderno que tem sessão amanhã e segue em temporada nos sábados de março na Usina do Gasômetro, o sujeito atropelado é um ciclista, o policial que cuida do caso veste uma bota de gaúcho e o autor do beijo tem sua figura mesclada com a de um "anjo pornográfico", em alusão ao próprio Nelson.
- Fizemos diversas inserções no texto, o que é uma característica pós-moderna de desmontar a ideia da peça certinha com começo, meio e fim. Incluímos trechos de Pablo Neruda e de outros textos de Nelson Rodrigues, além de aspectos da realidade brasileira - explica o ator Sandro Marques.
A atriz Danielle Rosa completa:
- Agregamos cenas criadas por nós, que não estão no texto. É como se fossem fantasias da mente dos personagens.
Criado em 2008 por ex-integrantes do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, o Levanta FavelA... segue a ideia de um "teatro de vivência", em que os espectadores têm a oportunidade de experimentar a sensação de estar dentro da cena. A ação começa no quarto andar do Gasômetro e se desenvolve em diversos pontos do espaço cultural até chegar na sala 505. O público assiste em pé entre os atores.
Até o final do ano, o grupo deve estrear uma peça de teatro de rua adaptada do texto Morte aos Brancos - A Lenda de Sepé Tiaraju (1984), do paulista César Vieira.
O BEIJO NO ASFALTO
Neste sábado (28/2) e nos sábados de março, às 21h. Classificação: 18 anos.
Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551), fone (51) 3289-8111, em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 20. Desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística.
À venda na bilheteria do quarto andar, uma hora antes da sessão.
Preste atenção: a peça começará no quarto andar, de onde o público caminhará junto
com os personagens em direção à sala 505.
Clássico moderno
Grupo Levanta FavelA... recria a peça "O Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues
Montagem está em cartaz na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project