"Quando me dei por conta que andava, ouvia, falava e me alimentava, já sabia que era músico."
Assim Luiz Carlos Borges se apresenta em texto no DVD que lança neste mês comemorando seus 50 anos de história. Se eu pensar nos meus primeiros contatos com a música, também vou encontrar com ele tocando no rádio do carro e em casa durante minha infância.
Nos meus 34 anos de vida, chega a ser presunção falar de alguém que só de estrada tem meio século, de talento espalhado pelo Rio Grande, pelo Brasil e pelo mundo afora, partilhando música, integrando idiomas e estilos. Resumir cinco décadas em um único trabalho deve ter sido tarefa pra lá de difícil. Quantas canções, quantos momentos estão guardados na memória? Ali estão apenas algumas das minhas preferidas, como Vidro dos Olhos e Noites, Penas e Guitarra e outras tantas músicas que mostram o quanto esse artista nos orgulha por ser completo, único e diverso.
Luiz Carlos Borges tem olhar mirando a arte, a preservação e a renovação da música regional gaúcha. Basta visitar esses 50 anos para encontrá-lo sempre resgatando os precursores do cancioneiro gaúcho, ou incentivando novos músicos, compositores e cantores. Sem deixar de falar na integração dos países da América Latina, esforço diário de seu trabalho, no sotaque de suas canções ou nos tantos shows com artistas argentinos e uruguaios.
O DVD e o CD Luiz Carlos Borges ao Vivo - 50 Anos de Música trazem o registro do show que lotou o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, numa noite regada a som e amizade. Vários convidados especiais estavam lá levando seu abraço e reconhecimento, como Juan Falú, Humberto Gessinger, Pirisca Grecco, Arthur Bonilla, Renato Borghetti, Samuca, César Oliveira e Rogério Melo e Yamandu Costa. Registro importante também para a banda composta por Yuri Menezes, Cristian Sperandir, Marco Michelon e Rodrigo Maia.
Uma das boas surpresas da vida foi conhecer e me tornar amiga do "Véio", como carinhosamente o chamo.
Estar nesse registro único de sua vida e sua carreira, mais que uma honra, é um presente. Que venham outras tantas décadas. Estaremos prontos para te ouvir!