Nicki Minaj é atrevida, abusada, sexy, por vezes agressiva e muito talentosa. Dona do grudento hit - com clipe rebolativo e ousado - Anaconda, ela mostra outro lado em Nicki Minaj - Quebrando Tudo, documentário que a MTV exibe neste domingo, às 22h. O vídeo apresenta bastidores de sua comentada participação no Video Music Awards (VMA), em agosto do ano passado, quando apareceu com o vestido semiaberto ao cantar Bang Bang ao lado de Jessie J e Ariana Grande. E ainda mostra detalhes do lançamento de seu mais recente álbum, The Pinkprint, o terceiro de estúdio.
As músicas são carregadas de sentimento e emoções. Entre os temas, estão o aborto aos 16 anos e o fim de um relacionamento de 11 anos. São experiências da vida pessoal expostas ao mundo. Uma Nicki Minaj diferente daquela que aparece em Anaconda.
- Muitas canções são mais introspectivas, pois estou em uma fase de pensar mais em mim - diz ela no documentário ao comentar faixas como All Things Go, que são mais autobiográficas.
Nicki nasceu Onika Maraj em Trinidad e Tobago e mudou-se com os pais para Nova York aos cinco anos. Foi no Queens que aprendeu a rimar. Está no circuito desde 2007, mas foi 2104 o ano da consolidação da carreira da rapper de 32 anos. The Pinkprint recebeu boas críticas, alcançou o segundo lugar no Top20 da Billboard e devolveu Nicki ao mundo do hip-hop. Mas ela mostra que sabe como transitar entre esse estilo e o mundo pop. Seu álbum anterior, The Pink Friday: Roman Reloaded (2012), foi considerado muito mais pop, principalmente pelo single Starships.
Considerada a mais importante rapper americana pelo The New York Times, Nicki tem seu talento reconhecido e colocado no mesmo patamar de artistas como Jay-Z e Kanye West. Foi alçada ao estrelato com as colaborações para artistas de renome. Na primeira vez, em 2010, apareceu ao lado de Mariah Carey. Depois vieram parcerias com Jay-Z, Kanye West e Will.i.am. Mas foi ao lado de Madonna, no Super Bowl de 2012, que ela realmente estourou.
Como Midas, tudo o que toca vira ouro. Por isso, ter Nicki em uma música pode valer muito. Beyoncé, Christina Aguilera, Jessie J, Fergie e, novamente, Madonna sabem disso e já entraram para essa lista de colaborações.
The Pinkprint
Nicki Minaj
Rap/R&B, Universal Music, 21 músicas, R$ 28,90 (em média)
Cotação: Muito Bom
Veja o clipe de Anaconda:
Veja o clipe de Only, a nova música de Nicki Minaj:
* Segundo Caderno