Uma competição entre drag queens é a novo queridinho entre os reality shows mundo afora e está por trás da popularização da cena drag e da onda de festas que vem pipocando em Porto Alegre. Com uma proposta parecida ao do America's Next Top Model, RuPaul's Drag Race se tornou um grande sucesso na TV americana e tem ganhado uma legião de fãs no Brasil.
Criado em 2009 e com seis temporadas no currículo, o programa apresentado pelo ator, cantor e drag RuPaul, se intitula um "America's Next Drag Superstar".
São 14 (o número varia por temporada) participantes que disputam um prêmio em dinheiro, um contrato com uma marca de maquiagens e o título de maior drag queen dos Estados Unido. A cada episódio, os concorrentes são desafiados por RuPaul em provas que consistem em criar um look e a fazer performances, que podem incluir cantar, dublar, etc.. Algumas são muitos descontraídas, como a que transforma pais de família em drag queens.
O programa desmitifica muitos tabus em torno das drags e traz um olhar sem preconceitos. Tanto que seu leque de fãs aumenta a cada nova temporada. E, como um bom reality show, é cheio de irreverência e intrigas entre os partipantes.
No Brasil, RuPaul's foi exibido inicialmente pelo canal VH1, mas não chegou a fazer tanto sucesso. Foi a partir de sua entrada no catálogo do serviço de streaming Netflix que o reality se popularizou.
O programa faz tanto sucesso nos Estados Unidos, que a cada temporada mais celebridades querem aparecer de alguma forma. A última leva de episódios, contou com jurados como Khloe Kardashian, Neil Patrick Harris, Adam Lambert, Paula Abdul, Lena Headey (a Cersei de Game of Thrones), Linda Blair (de O Exorcista), as rappers Eve e Trina e o designer Bob Mackie.
Assista alguns dos melhores momentos do "lip sync for your life" (duble por sua vida, em tradução livre):
Veja o lado cantor de RuPaul:
* Segundo Caderno