Por 30 anos, Kraunus e Pletskaya cantaram e louvaram a Sbórnia no espetáculo musical Tangos & Tragédias, sucesso que a cada temporada de casa cheia renovava sua plateia. Mas o desenho animado que leva ao cinema os personagens consagrados por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky ainda não despertou o interesse das multidões que aplaudiram a dupla nos palcos. O que é uma pena, pois são muitas as qualidades de Até que a Sbórnia nos Separe.
Cerca de 5 mil espectadores assistiram ao longa-metragem no final de semana de estreia. E viram uma produção de primeira linha realizada por um time de profissionais que sobre ela debruçou-se por 10 anos. Otto Guerra, um dos mais experientes profissionais da animação nacional, dirige o filme com Ennio Torresan Jr., do time da Dreamworks (seu nome está nos créditos de produções como Madagascar e Kung Fu Panda). A bela direção de arte do artista gráfico Eloar Guazzelli materializa a imaginada Sbórnia de Kraunus e Pletskaya. E o roteiro de Tomas Creus e Rodrigo John cumpre a missão de colocar a dupla em uma trepidante aventura que combina humor, romance e boa música.
Tudo embalado com a boa conversão ao 3D - é o primeiro longa gaúcho no formato. Não existe explicação plausível para o desinteresse pelo filme em sua própria casa - o lançamento foi restrito ao Estado. A divulgação foi ampla, e o circuito permanece generoso nesta segunda semana em cartaz na Capital e no Interior.
São tempos difíceis para o cinema nacional que não foque nas comédias rasteiras. Tim Maia, por exemplo, estreou junto com Kraunus e Pletskaya e também teve performance abaixo do esperado. Menos mal que essa desatenção pode ser reparada já neste final de semana.
O diretor Otto Guerra fala sobre o filme
No passo do Copérnico
- Ter visto o espetáculo Tangos & Tragédias ajuda a se ambientar no universo sborniano, mas o filme se garante por si com uma divertida aventura. C
- A animação é recomendada para crianças maiores de 10 anos, que compreenderão melhor diálogos e referências geográficas e históricas.
- Se em sua cidade estiver disponível a versão 3D, opte por esta, pois a direção de arte e os cenários da Sbórnia são um dos destaques da produção.
Trailer do filme