A Feira do Livro de Porto Alegre começa na próxima sexta-feira (31) e vai até 16 de novembro. São esperados 1,4 milhão de visitantes nesse período, que poderão participar da variada programação cultural, com atrações para os públicos infantil, juvenil e adulto. A programação foi apresentada para a imprensa nesta terça-feira (28).
No ano em que o evento completa 60 anos, o patrono é o jornalista, escritor e fotógrafo Airton Ortiz, que faz aniversário em novembro. Ortiz também completa 60 anos. O patrono destaca a ligação que a população porto-alegrense tem com a Feira, o que garante a continuidade do evento.
"A cada ano ela se repete, sem se repetir. Ela sempre consegue ser melhor que a feira anterior. Um evento cultural do Brasil que exista de forma ininterrupta há 60 anos, por si só, já é uma demonstração de um vigor muito grande. Ela deve isso tudo ao carinho que a cidade de Porto Alegre tem por essa feira", afirmou.
Aumento nas vendas
A expectativa da Câmara Rio-Grandense do Livro é de vender 500 mil livros em 2014, um aumento de 20% na comparação com o ano passado. O presidente da entidade, Marco Cena, garante que a venda de livros tem aumentado anualmente.
"É a média que se tem alcançado, 15%, 20%. Se a gente se espelhar, por exemplo, na Bienal de São Paulo, que houve um público recorde, e isso nos faz ter uma boa expectativa de vendas. Todo ano aumenta a venda de livro. Esse ano não vai ser diferente, tenho certeza que não", explicou.
A projeção de aumento nas vendas também é baseada na concessão de benefícios como o vale-cultura, do governo federal. Apoiadores da Feira do Livro também ofereceram incentivos para a compra de exemplares por estudantes e professores.
Feira do Livro
A Feira do Livro de Porto Alegre vai ter 127 expositores e cerca de 700 sessões de autógrafos. O país homenageado neste ano é o Canadá. O horário de funcionamento da Área Geral e da Área Internacional será de 12h30 às 21h. Já a Área Infantil e Juventil funcionará das 9h30 às 21h.