Neste ano, os livros ocuparão a Praça da Alfândega entre 31 de outubro e 16 de novembro. Completando a edição de número 60, a Feira do Livro de Porto Alegre terá novidades principalmente na área infantil e juvenil.
Entre as atrações, está a distribuição de bônus-livros. Serão seis mil vales de R$ 30 para alunos de escolas públicas. O benefício pode ser adquirido por solicitação dos professores.
Além disso, uma mesa-redonda vai debater a diversidade sexual na literatura. A ideia é inserir assuntos como a nova formação familiar no contexto das crianças através da leitura. Como já é tradicional, a programação da feira incluirá a participação de autores nacionais e internacionais.
O cartunista Maurício de Sousa, criador da "Turma da Mônica", é uma das presenças confirmadas. Também haverá sessões com os gêneros suspense e terror, e um espaço dedicado ao Canadá, que é o país homenageado.
A acessibilidade foi umas das preocupações nesta edição. Um comitê especial trabalhou na adequação do espaço para garantir o acesso de todos aos livros e às atividades do evento. O patrono da Feira foi anunciado nesta quarta-feira (17). O escolhido foi o jornalista e escritor Airton Ortiz.