A personagem Mafalda, menina desenhada pelo cartunista argentino Quino, que morreu nesta quarta-feira (30), é uma figura tão importante na cultura pop mundial que comemorou seus 50 anos duas vezes. Criada em 1962 para uma campanha publicitária que não vingou, a menina com voz da consciência da humanidade ganhou o mundo mesmo em 29 de setembro de 1964, quando teve uma tirinha publicada pela primeira vez.
Quando o mundo comemorava o cinquentenário da personagem contestadora por causa da criação para a campanha publicitária, em 15 de março de 1962, o próprio criador se manifestou sobre a idade de sua obra e decretou: "Mafalda completa 50 anos em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", disse em comunicado.
Mafalda era uma mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem. A personagem viveu por 10 anos nas páginas de jornais e semanários argentinos. Em 1973, Quino decidiu encerrar a personagem, por "esgotamento de ideias", segundo ele próprio. Desde então, já se passaram mais de 40 anos, mas a menininha inconformada com os rumos da humanidade continua bem viva na memória dos milhares de fãs mundo afora.
Com Mafalda, Quino conseguiu o que sempre sonhara: criticar o contexto político e econômico da Argentina de forma brilhante. Criou metáforas para falar sobre assuntos que, de outra forma, poderiam ser censurados pelo sistema político repressor da época. Muitas vezes a crítica social e dos costumes fazia as pessoas se reconhecerem e rirem de suas próprias mazelas.
Confira cinco momentos em que Mafalda saiu das tirinhas para invadir a cultura pop:
Mafalda adolescente
O Segundo Caderno convidou fãs de três pequenos grandes personagens de histórias em quadrinhos para imaginar a adolescência deles nos dias de hoje. Iotti ficou responsável por Mafalda. A argentina imaginada pelo cartunista seria conhecida como Mafaldita, a pensadora, um programa imperdível de sábado à noite seria ir ao cinema e comer uma pizza na casa das amigas, e Bob Dylan, Jorge Drexler, Coldplay e Beatles não poderiam faltar na playlist.
Figurinha da Copa
Durante a Copa do Mundo, precisando de uma figura emblemática da Argentina para criar um álbum de figurinhas divertido do mundial, o estúdio de ilustração Ilustranet não podia ter feito uma opção melhor. A menina Mafalda foi a personagem escolhida para representar os hermanos.
Estátua na praça
Mafalda ganhou em 2005 sua própria praça em Buenos Aires. No local, há uma estátua da personagem. Na foto, a criatura aparece acompanhada do seu criador, o cartunista Quino.
Murais na praça
Além da estátua, a Praça da Mafalda em Buenos Aires também possui murais com tirinhas, jogos e brincadeiras. A praça, situada no bairro portenho de Colegiales, foi declarada primeiro espaço turístico infantil da cidade.
Exposição
A famosa personagem Mafalda ganhou uma exposição na Praça das Artes, em São Paulo. O trabalho O Mundo de Mafalda conta com desenhos originais, reproduções de cenários e vídeos e já passou por Buenos Aires, México, Chile e Costa Rica.