Iniciativa inédita na cidade, "Enxergando com a alma" é a primeira exposição fotográfica produzida por cegos, em Caxias. O lançamento acontece nesta quarta-feira (04), às 14h30, no Centro de Cultura Ordovás. A mostra fotográfica é resultado de uma oficina de fotografia, promovida pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul e pela Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev).
As aulas foram ministradas pelo fotógrafo Mário André Coelho em parceria com a arteterapeuta e professora Alexandra Eberle, de maio a novembro de 2013. Durante a produção, os alunos usaram o tato para reconhecer a pessoa que estava à frente, analisavam a distância e, só então, clicavam. Coelho, que nunca havia trabalhado com deficientes visuais, ressalta qual é o maior ganho da atividade.
"O importante na oficina é a criação da fotografia para esse público. É conceder uma imagem mentalmente, contruir a foto. Esse é o grande mérito dos alunos", conta.
A oficina contou com a participação de quatro estudantes de baixa visão e cegueira que fotografaram e mais dois que serviram como modelos. São 28 fotografias na produção coletiva e quatro fotos individuais feitas por cada aluno. Os cenários das imagens são a Universidade de Caxias do Sul, o Museu Municipal e os arredores da Apadev.
Um vídeo que conta como o projeto foi realizado também vai ser apresentado ao público. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de junho.