Há quem jure ter visto uma lágrima no olhar de despedida de Jack Bauer na última vez em que o agente renegado foi visto, às 16h do dia 24 de maio de 2010, hora local de Nova York. Mas pode ter sido um fragmento dos estilhaços e tiros cravados no corpo após mais uma jornada de correria para manter os Estados Unidos (e o mundo, em um arroubo patriótico permitido pela ficção) em sua instável segurança. Às 11 da manhã de 5 de maio de maio de 2014 Bauer baterá novamente o cartão para impedir que um atentado ao presidente americano em visita a Londres traga a reboque um conflito mundial.
Com estreia nos EUA nesta segunda-feira e no dia seguinte, às 22h30min, no canal Fox do Brasil, 24 Horas: Viva um Novo Dia traz de volta um dos personagem mais icônicos e controversos da história da televisão. A premiada série marcou época pelo formato inovador da ação mostrada em tempo real e pela abordagem da tensão global decorrente dos atentados do 11 de Setembro de 2001.
Os realizadores da nova produção a apresentam como um projeto especial e não uma nona temporada de 24 Horas. Em razão de a origem do retorno de Bauer ser um longa-metragem para o cinema que não conseguiu ser formatado ao gosto dos produtores e do ator Kiefer Sutherland e de a nova safra contar com 12 episódios de uma hora, em vez dos 24 habituais. Saltos no tempo serão responsáveis por concentrar a narrativa em 24 horas de genuína aflição.
Afora essa particularidade, Viva um Novo Dia preserva a linha cronológica da série e promove a volta de alguns personagens. O destaque do reencontro é a presença da estressada analista de dados Chloe O´Brian (Mary Lynn Rajskub), braço direito de Bauer desde os tempos em que ele era o cara da Central Antiterrorismo do governo americano (CTU em inglês). No decorrer da série, Chloe se tornou amiga e protetora de um Bauer cada vez mais fora de controle. Pela câmera de um drone, ela viu o antigo chefe evaporar no desfecho da oitava temporada, com um exército de perseguidores de diferentes nacionalidades querendo sua cabeça pelas mais distintas razões.
Bauer sairá da toca ao descobrir que o presidente dos EUA, James Heller (William Devane), seu ex-chefe e ex-sogro, será vítima de um ataque na capital britânica, onde agora vive Chloe - ela trabalha em um projeto aos moldes do WikiLeaks, denunciando ações comprometedoras de governos.
24 Horas estreou em 6 de novembro de 2001 ainda sob a comoção do 11 de Setembro - entraria no ar originalmente logo após os atentados, mas, por conta de uma coincidência visionária - a cena de avião comercial explodindo em ataque terrorista -, os produtores esperaram a poeira baixar. Sob aclamação de público e crítica, o seriado sofreu acusações de enaltecer o vale-tudo do governo George W. Bush na chamada guerra ao terror, estimulando o preconceito contra muçulmanos e justificando a prática de tortura. Mas 24 Horas também não livrou a cara dos americanos, presentes em conspirações palacianas, traições - na CTU sempre tinha um traíra infiltrado - e maquinações políticas e econômicas para faturar com o mundo em convulsão.
Bauer passou o diabo em suas maratonas, inclusive deve ter batido um papo com o próprio capeta nas vezes em que morreu e ressuscitou: abriu mão da família, empilhou centenas de cadáveres, quebrou regras, ameaçou a segurança nacional, torturou o próprio irmão e até sofreu por amor entre uma explosão de fúria e outra.
A ver os efeitos que os quatro anos de exílio tiveram sobre o fôlego e a cabeça quente de Bauer.
Os personagens
Audrey Raines (Kim Raver) - Filha de James Heller e ex-namorada de Jack Bauer, a quem ele jurou amar eternamente no final da sexta temporada. Volta ao seriado casada com Mark Boudreau, chefe de segurança da Casa Branca.
James Heller (William Devane) - O ex-secretário de Segurança dos Estados Unidos já foi chefe de Bauer e virou seu inimigo. Heller retorna agora como o presidente do país. E sua vida vai depender outra vez de Bauer .
Mark Boudreau (Tate Donovan) - Chefe de Segurança da Casa Branca e marido de Audrey Raines. Com temperamento forte, é um astuto assessor do presidente Heller. Deverá ser um dos principais inimigos de Bauer.
Steve Navarro (Benjamin Bratt) - Chefe de missões especiais da CIA, será o responsável por caçar o ex-agente da CTU pelas ruas de Londres. Será outro forte adversário de Jack Bauer na nova temporada.
O MUNDO DEPOIS DA ÚLTIMA TEMPORADA
O que se passou no universo de interesse de Jack Bauer desde as 16h de 24 de maio de 2010, data da exibição nos EUA do último capítulo de 24 Horas
2010 - A organização virtual WikiLeaks divulga, em julho e outubro, documentos e vídeos confidenciais do governo dos EUA. Entre os de maior repercussão, estão os que revelam ações militares que resultaram em mortes de civis no Iraque e no Afeganistão e os que tratam da prática de tortura em prisioneiros na base de Guantánamo. Em dezembro, tem início a Primavera Árabe, série de levantes populares que levaria à derrubada dos governos da Tunísia, do Egito e da Líbia - a guerra civil na Síria segue em curso.
2011 - Osama Bin Laden, alvo principal dos EUA na guerra contra o terror, é morto por militares das forças especiais americanas, em 2 de maio, após ser descoberto em seu esconderijo no Paquistão. Em 20 de outubro, o ditador líbio Muamar Kadafi é assassinado em meio à revolta que o tirou do poder.
2013 - O analista de informações da CIA Edward Snowden revela informações sobre a operação de vigilância global do governo americano. As atividades incluem o monitoramento ilegal de telefonemas e e-mails de empresas e integrantes dos governos de diferentes países, inclusive aliados políticos dos EUA.
2014 - Em março, a intervenção da Rússia na Crimeia, região que era integrada à Ucrânia, é reprovada pelos EUA e revive a tensão dos tempos da Guerra Fria.
OITO DIAS DE CÃO
Como foram as maratonas anteriores de Jack Bauer para salvar a pátria (dele)
2001
Missão: desbaratar a conspiração para assassinar o senador David Palmer (Dennis Haysbert), prestes a ser o primeiro negro eleito presidente dos EUA.
Inimigos:terroristas do Leste Europeu que querem se vingar de Bauer e Palmer em razão de uma operação secreta dos EUA nos Bálcãs para matar o braço direito do tirano sérvio Slobodan Milosevic.
2002
Missão: impedir que terroristas detonem uma bomba nuclear em Los Angeles e que, em consequência, os EUA declarem guerra a países do Oriente Médio.
Inimigos: extremistas islâmicos e políticos e magnatas americanos interessados nos lucros gerados pelo conflito.
2003
Missão: resistir ao vício em drogas, decorrente da infiltração em cartel do tráfico mexicano, e evitar um ataque biológico a Los Angeles.
Inimigos: barão do tráfico mexicano cujo bando tem em mãos um vírus mortal e terroristas mercenários que se apoderam da ameaça, além dos traíras no governo.
2005
Missão: salvar o secretário de Defesa dos EUA, seu novo chefe e pai de sua namorada, sequestrado por extremistas islâmicos. A ousada ação em solo americano visa encobrir ataques em série a usinas nucleares do país.
Inimigos: terroristas turcos, extremistas islâmicos infiltrados nos EUA e os tradicionais conspiradores na Casa Branca e na CTU .
2006
Missão: sair do anonimato após o assassinato do amigo David Palmer para enfrentar a ameaça de um gás letal em poder de extremistas que querem evitar a assinatura de um acordo entre EUA e Rússia para combater o terrorismo.
Inimigos: separatistas chechenos, russos e o próprio novo presidente americano, o dissimulado Charles Logan.
2007
Missão: sobreviver à entrega de sua cabeça a terroristas islâmicos, para cessar uma série de atentados pelo país.
Inimigos: terroristas islâmicos, militares russos, agentes chineses e até o fogo amigo de seu pai e seu irmão, traidores da pátria, fora a bola nas costas da vez na CTU.
2009
Missão: encarar um julgamento por conta dos excessos cometidos em ações anteriores, do qual é liberado para ajudar o FBI diante de uma ameaça ao país.
Inimigos: terroristas do fictício país africano de Sangala invadindo a Casa Branca e mercenários americanos a soldo de uma grande corporação interessada em ver o mundo pegar fogo.
2010
Missão: impedir o assassinato de um líder pacifista do fictício país islâmico Kamistão, que viaja aos EUA para assinar uma acordo de paz na ONU, em Nova York.
Inimigos: agentes russo e opositores do presidente do Kamistão, que desejam sabotar o acordo, integrantes do governo americano que querem enfraquecer a primeira mulher presidente dos EUA - fora os "muy amigos" da CTU.
REDENÇÃO
Como prólogo à sétima temporada, foi produzido o telefilme 24 Horas - Redenção, exibido nos EUA em 23 de novembro de 2008. A história mostra um foragido Bauer vivendo em país miserável da África, onde ajuda um ex-parceiro de armas em uma missão humanitária de auxílio a crianças. Ele acaba voltando à ativa para combater o tirano local. Enquanto isso, os EUA elegem a primeira mulher presidente, alvo de conspirações internas já na posse.