Donkey Kong é uma série marcada por bons jogos e uma dificuldade para completar as aventuras. Tropical Freeze aprimora essas características em um bom jogo para o Wii U. A trama nova permite brincar com os cenários, indo de ambientes secos até paisagens geladas sem comprometer. Desta vez, Donkey Kong conta com a ajuda de Diddy, Dixie e Cranky Kong para descongelar ilhas invadidas pelo frio dos Snowmads. Ou seja, apesar de alguns inimigos diferentes, os golpes e gameplay da série são os mesmos.
Essa manutenção do que deu certo em outros momentos garante a diversão, mas também não faz a franquia andar. Apesar dos gráficos bonitos, a tela menor do Game Pad não terá utilidade quando a TV for usada como display. Ou seja, a possibilidade de trazer algo novo foi abandonada para manter o jogo apenas com os Wiimotes.
Mas o maior trunfo está no jogo em si e seus níveis, com boas progressões de inimigos e desenhos interessantes. Além de fases que trocam o movimento normal por pequenos veículos (em alguns momentos com a mecânica que Flappy Bird copiou), são muito interessantes os trechos jogados na sombra e apenas com tons de cores.
Para compensar a dificuldade em alguns momentos, vidas são espalhadas pelo cenário, permitindo que os jogadores coletem chances que serão queimadas na progressão pelo arquipélago. Preste atenção no uso dos barris, algumas vezes o instante para o pulo é curto demais.
O jogo acerta ao recompensar o jogador que buscar todas as letras e peças do quebra-cabeça espalhadas pelos cenários, sem cortar partes essenciais da trama para quem apenas completar os níveis. Para fazer isso, não tenha medo de retornar ao mapa e recomeçar uma fase. Também é possível jogar com outra pessoa, mas apenas com dois corações de vida.
Se por um lado a Nintendo perdeu uma chance interessante para ir além do tradicional, como em Super Mario 3D World, oferece bem o que a sua base de jogadores quer desde os jogos do Super Nintendo. Segundos depois de cada morte, você terá vontade de recomeçar tudo de novo, pois o universo divertido consegue manter a atenção.
Editor de vídeo - O próximo update do sistema do PlayStation 4 trará duas boas novidades. A primeira é o SHAREfactory, um editor de vídeo para vídeos e fotos gravados durante os jogos. Além da publicação para o Facebook, ainda será possível exportar o arquivo para um pen drive ou HD externo. O update também liberará a pré-compra de jogos, baixando todo o pacote de arquivos antes e liberando a diversão no dia determinado, como feito no Steam. A versão 1.70 do sistema não tem previsão de lançamento.
Gamificação - A motivação dos jogos está cada vez mais presente nos ambientes de trabalho. O uso de sistemas e regras é chamado de Gamificação e será discutido no Tecno Talk, no campus da PUCRS em Porto Alegre. Na quinta-feira, dia 24 de abril, às 18h30min, empresas discutirão os limites e as aplicações dessas mecânicas em conversas com desenvolvedores de jogos e startups.