Dark Souls II mantém as qualidades da série, um balanço interessante entre masoquismo e a colaboração entre jogadores. Diante de jogos cada vez mais fáceis e com menos telas de game over, acerta ao propor uma jornada difícil, cuja recompensa está nos seus passos.
O RPG de ação consegue apresentar as características básicas do gênero sem deixar de convidar o jogador para explorar o mundo ao redor, desta vez maior. O tutorial é opcional, mas recomendado para quem não está familiarizado com as produções da From Software.
Como a jornada é solitária, é possível ler mensagens deixadas por outras pessoas e verificar como foram seus últimos instantes de vida. Nessa brincadeira metafísica, os rastros podem salvar ou provocar erros. Apesar dos modos online ainda não estarem disponíveis, esse jogo conjunto indireto é um recado: todos estão perdidos, e a salvação não é fácil. Mas será que você irá ajudar mais uma pessoa a dizer que completou um título difícil, o maior dos troféus? É o oposto da proposta de Journey, que enfatizava a colaboração em nome da salvação.
A trama é econômica. Você foi amaldiçoado e irá recuperar a sua alma no reino de Drangleic, repleto de criaturas em pior situação. Detalhes são revelados com o passar do tempo, servindo como uma espécie de recompensa informal para quem supera os desafios. Apesar do ritmo calmo, aos poucos paisagens e inimigos são revelados, compondo um universo interessante.
Vale recordar a regra de ouro dos RPGs com combate: tenha noção do tamanho do inimigo antes de ir para o confronto. Aqui, a câmera é praticamente uma arma, portanto, explore bem o belo cenário para evitar surpresas desagradáveis.
Por olhar para o público hardcore, que busca horas e horas sobre uma aventura, Dark Souls II não é apenas mais do mesmo. É, isso sim, uma boa provocação para o jogador demonstrar que é realmente bom, como visto no passado em jogos como Shadow of the Beast. O jogo não tem medo de ser cruel; tem orgulho de expor quantas mortes já aconteceram, e maltrata justamente para criar mais uma interessante jornada de redenção, na tela e no joystick.
"Dark Souls II" foi lançado para PlayStation3 e Xbox 360, com versão para PC prevista para abril. Nos consoles, o preço sugerido é de R$ 199.