CORPOS ARDENTES
De Lawrence Kasdan. Com William Hurt e Kathleen Turner. EUA, 1981.
Em uma pequena cidade da Flórida, durante um verão tórido, um advogado sem talento se envolve com uma bela socialite casada. Apaixonado, ele é convencido pela amante a assassinar seu marido rico - e acaba se envolvendo em uma intrincada trama recheada de ameaças e incertezas. Kathleen Turner foi indicada a vários prêmios por este papel, incluindo o Globo de Ouro de 1982.
FAÇA A COISA CERTA
De e com Spike Lee. Com John Turturro e Giancarlo Esposito. EUA, 1989.
No dia mais quente do ano, uma das regiões mais pobres do Brooklyn ferve em suas tensões raciais com a interação entre negros, coreanos e uma família de descendentes de italianos. Tudo mediado de maneira desastrada pela polícia nova-iorquina. Eleito o melhor filme de 1989 pelas principais associações de críticos dos EUA, foi indicado a dois Oscar (roteiro original e ator coadjuvante, para Danny Aiello).
BARTON FINK - DELÍRIOS DE HOLLYWOOD
De Ethan e Joel Coen. Com John Turturro e John Goodman. EUA, 1991.
Em 1941, um dramaturgo bem-sucedido na Broadway é cooptado por Hollywood. Muda-se de Nova York para Los Angeles para escrever roteiros para o cinema, mas é atingido por um bloqueio criativo. Alguns acontecimentos bizarros e o calor da costa do Pacífico aumentam a sua ansiedade que, ali adiante, vai se transformar em desespero. Quarto filme dos irmãos Coen, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
O VERÃO DE SAM
De Spike Lee. Com John Leguizamo, Adrien Brody e Mira Sorvino. EUA, 1999.
O diretor Spike Lee volta a usar o calor como pano de fundo para uma explosão de conflitos nas áreas periféricas de Nova York - agora, no Bronx. A trama é situada em 1977, temporada de ataques de um serial killer que a imprensa local batizou de O Filho de Sam e cujos ataques aumentaram o clima de medo quase paranoico da população.
O REI ESTÁ VIVO
De Kristian Levring. Com David Bradley e Jennifer Jason Leigh. EUA, 2000.
Encalhados em meio ao calor do deserto africano, os 11 passageiros de um ônibus se abrigam em meio às ruínas de uma cidade abandonada. À medida que a esperança de resgate se esvai, surge entre eles a ideia de montar, em pleno deserto, como forma de passar o tempo, a peça Rei Lear, de Shakespeare - o que ajuda a atenuar as tensões crescentes. Jennifer Jason Leigh ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Tóquio.
O PÂNTANO
De Lucrécia Martel. Com Mercedes Morán e Graciela Borges. Argentina, 2001.
Este longa de estreia da diretora argentina é o mais premiado filme da onda que trouxe o cinema do país vizinho para a vitrine internacional - e que culminou com o Oscar para O Segredo dos seus Olhos (2009). A trama aborda os conflitos e as disfuncionalidades de duas famílias da região pantanosa de La Cienaga durante um verão infernal.
AMARELO MANGA
De Cláudio Assis. Com Chico Diaz, Dira Paes e Leona Cavalli. Brasil, 2002.
O calor é um fator determinante no comportamento de uma série de personagens que vivem com nervos e desejos à flor da pele no subúrbio de Recife. Primeiro dos filmes radicais do diretor pernambucano Cláudio Assis, que depois lançaria Baixio das Bestas (2006) e A Febre do Rato (2011). Amarelo Manga foi premiado nos festivais de Brasília, Fortaleza e Havana.
ÁRIDO MOVIE
De Lírio Ferreira. Com Guilherme Weber e Giulia Gam. Brasil, 2005.
A aridez do sertão nordestino, a falta d'água e a exploração política dos problemas de infra-estrutura relacionados ao clima quente são marcas deste filme sobre um repórter de televisão que trabalha com previsão do tempo que volta à sua cidade-natal após o assassinato de seu pai. Grande vencedor do Festival do Recife de 2005.
DESEJO E REPARAÇÃO
De Joe Wright. Com Keira Knightley e James McAvoy. Grã-Bretanha, 2007.
Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, antigos ressentimentos reaparecem em um encontro familiar numa propriedade rural do país. Um deles diz respeito à falsa acusação, por parte da caçula, de que o filho de um caseiro e amante de sua irmã mais velha teria cometido um crime - o que alterou de forma dramática suas vidas nos anos seguintes. Indicado a sete Oscar, venceu a estatueta de melhor trilha sonora.
ÁLBUM DE FAMÍLIA
De John Wells. Com Meryl Streep e Julia Roberts. EUA, 2013.
Em cartaz nos cinemas, este drama sobre o os conflitos entre uma mulher e suas três filhas, cuja aproximação é forçada pelo desaparecimento do pai delas, destaca-se pela performance do elenco (as duas atrizes principais estão indicadas ao Oscar). O calorão aparece como metáfora das relações sufocantes - repare como as personagens buscam constantemente a brisa vinda das janelas para se refrescar.