1996. No cinema, a expectativa era com a possível indicação do Brasil ao Oscar, com o filme O Quatrilho (que acabou acontecendo, mas a estatueta foi para o holandês Antonia). Na televisão, a galera estava começando a se acostumar com os dramas e romances de Malhação que ainda se passava em uma academia! E, na música, Shakira lançava seu terceiro CD, assim como os grupos Skank e Raimundos, que bombavam na cena brasileira e nem imaginavam que ainda teriam muitos anos de carreira pela frente.
E quem morava no Rio Grande do Sul não podia reclamar de não ter o que fazer no litoral: em 1996, a Rádio Atlântida escolheu uma forma bem especial para comemorar seus 20 anos - uma festa de dois dias, na praia, com shows e atrações para 60 mil pessoas. Na época o pessoal da rádio nem imaginava que a tal festa se tornaria um evento anual, de tradição.
Essa tradição, que completa agora 18 anos, vai marcar também a maioridade de Giullia Kormann, que nasceu junto com o Planeta (no segundo dia), em 10 de fevereiro de 1996.
Para comemorar em grande estilo, ela vai curtir o evento direto da Saba. Em casa, foi complicado convencer a família. A irmã e o pai também fazem aniversário em datas próximas e ia rolar uma festona conjunta, no mesmo dia do Planeta.
Leia também:
> Confira o calendário oficial das atrações do Planeta Atlântida RS
Apesar da pressão, Giullia insistiu e conseguiu aval para celebrar ao lado dos amigos. Além de fazer do festival sua festa de aniversário, está ansiosa para ver o americano Ne-Yo.
- Só quem tem a experiência de estar lá pode avaliar o quão legal e especial é o Planeta. E acho que essa coincidência de ter nascido no mesmo dia é mais um motivo para eu ir. Parece coisa do destino, mesmo! - diz com o ingresso na mão.
Nicollas Andiglieri tem 17 anos, não conhece Giulia, mas estará na festa dela. O guri terminou o Ensino Médio no fim do ano passado e se prepara para começar o curso de Engenharia Civil, na Feevale. No meio disso, claro, garantiu na agenda a ida ao Planeta. Esta não é a primeira vez em que ele pisará na Saba. Em 2012, finalmente conseguiu seu passaporte para o festival, escondido da mãe. Antes, chegava a inventar histórias para tentar convencê-la a deixá-lo ir.
- Eu chegava a dizer para minha dinda que ia encontrá-la no Centro, para enganar a mãe e ir ao Planeta. Achava que ia conseguir entrar, apesar de não ter idade. Mas ela nunca deixava. Até me deixava planejar mas, no último dia, me cortava.
Agora, em 2014, um problema a menos: a mãe já sabe de tudo e deu o aval para ele ir. Animado para o show de rock da banda americana The Offspring, ele não perderia o festival por nada.
- Eu nunca imaginaria as coisas que passei por lá, nem nos meus sonhos mais loucos. Pra mim, o ano só começa depois do Planeta - afirma.
Quem também já está com os ingressos garantidos é o estudante Adriel Zanatta, quase 18, que também curtiu o Planeta em 2012 e, agora, vai repetir a dose.
- Sei que tem show do Emicida, que gosto bastante, mas estou indo mais pelo festival em geral, mesmo. Não tem como explicar. É um bagulho diferente. Encontrar a gurizada, fazer de tudo, curtir... O Planeta é quase melhor que as férias - compara o guri.
A verdade é que Planeta Atlântida virou mesmo um ritual de passagem para todo jovem gaúcho. Tem a expectativa pelo line-up e a magia para tentar convencer os pais a deixar ir, a economia para garantir o ingresso, as confusões e bagunças com os amigos e, claro, aquela clássica chuva que às vezes rola durante os shows pra refrescar a galera no calor.
Faz 18 anos que só quem vai, sabe.
O PRIMEIRO PLANETA
A primeira edição do Planeta rolou nos dias 9 e 10 de fevereiro de 1996, na Saba. A galera que foi até lá curtiu os shows das bandas Harmadilha, Mamonas Assassinas, Charly García, Titãs, Maria do Relento, Papas da Língua e das cantoras Rita Lee e Fernanda Abreu.
Planeta Atlântida RS 2014
Quando: 7 e 8 de fevereiro
Onde: Saba
Classificação: 14 anos
Lá em 96
A galera que nasceu com o Planeta
Três jovens que nasceram no mesmo ano do Planeta Atlântida vão comemorar a maioridade direto da Saba
GZH faz parte do The Trust Project