A história de Blue Jasmine, filme de Woody Allen que estreia neste fim de semana, remete à peça clássica de Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo. Há diversas outras referências que o cineasta usa em seus filmes. Dê uma olhada em algumas das principais delas, listadas abaixo neste Top 5:
>> Leia mais: Blue Jasmine traz Cate Blanchett em grande performance
Grouxo Marx
Mestre do humor, é a principal referência cômica de Woody Allen. Chega a ser citado textualmente, por exemplo, no início de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977).
Dostoiévski
Muitas das incursões de Allen pelo drama seguem a cartilha "crime e castigo" do autor russo, de Crimes e Pecados (1989) a Match Point (2005).
Ingmar Bergman
Setembro (1987) e Interiores (1978), entre outros, emulam a obra do cineasta sueco, considerado um dos gênios da raça por Allen.
Nova York
Poucos realizadores são tão identificados com algum lugar. Em Manhattan (1979), por exemplo, a cidade é praticamente um personagem do filme.
Jazz
Não há filme de Woody Allen sem jazz. Depois de O Dorminhoco (1973), raramente ele usou músicas originais - prefere selecionar standards de sua coleção pessoal. Em Blue Jasmine (2013), tem Louis Armstrong e a voz da cantora Lizzie Miles.