O jornalista Marcel Souto Maior, autor do livro Kardec - A Biografia, realizou palestra na tarde desta sexta-feira, mediada por Sílvio Luiz de Oliveira.
O biógrafo pesquisou a vida de Allan Kardec e, após 20 anos de investigações, nunca se converteu à doutrina. Questionado, ele explicou:
- Eu me obrigo tanto a ser o mais objetivo possível no meu trabalho, que acho que bloqueio qualquer possibilidade de conversão, pois acho que a credibilidade seria comprometida.
Os dois conversaram sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail, professor e autor de livros pedagógicos na França do século 19. Maior diz que era muito cético, porém, depois de tudo o que viu, tornou-se mais flexível:
- Vi tanta coisa que sou menos cético hoje. E tenho um profundo respeito pelos espíritas, admiro o espiritismo e fico muito feliz quando o espiritismo solidário prospera, mas acho melhor não misturar a fé com a escrita.
O escritor contou que Kardec difundiu uma doutrina a partir da filosofia, ciência e moral, para explicar o funcionamento desse mundo, e lutou contra o materialismo. Disse que "mesmo que tivesse ficado muito rico, não teria tido tempo de gastar seu dinheiro, pois trabalhava duro. Seu expediente normal era de 18 a 20 horas por dia".
Para resgatar sua história, Maior leu toda a obra do Kardec e a maioria de suas biografias. Ele foi à França quatro vezes atrás de documentos da época e textos do próprio Kardec.
- Tomo todo o cuidado para não opinar. Se você acredita, vai ter uma leitura do meu livro. Se duvida, vai ter outra. A conclusão é de cada um - afirma.
O jornalista ainda autografou Kardec - A Biografia para seus leitores, às 20h na Praça de Autógrafos.