Livros longos e densos não assustam esta turminha, muito menos mitologia grega e filosofia. O que a gurizada tem buscado na Feira são obras de ficção e aventura que misturam um pouco de tudo isso e ainda incorporam heróis adolescentes e guerreiros com pegada pop - todos devidamente transpostos para o século 21.
Se você ainda acha que meninos e meninas leem pouco e mal, tire isso da cabeça. É muito provável que o seu filho, neto ou afilhado devore mais páginas do que eu e você juntos, quando tínhamos 10, 12 anos.
Para tirar a prova, decidi pedir ajuda a três guias, escolhidos ao acaso: Vinícius Nunes Bogowicz, 11 anos, e as irmãs Liv, 10, e Leila Trindade, 12. Eles ainda não são críticos literários, mas sabem como ninguém o que está bombando na Feira. De longe, Vinícius avistou a série Percy Jackson & Os Olimpianos e praticamente correu até a banca Alternativa, sem o menor sinal de indecisão. Mas, afinal, o que o tal Percy tem de tão especial?
- Posso falar a verdade? - pergunta ele, sorrindo à repórter. - É que a guria que eu gosto adora esses livros, então eu adoro também.
Motivos não faltam. A saga criada por Rick Riordan pode ser considerada o "Harry Potter da vez". Vendeu mais de 30 milhões de exemplares nos Estados Unidos ao retratar a história de um garoto que descobre ser um semideus. Filho de Poseidon com uma humana, o herói tem 12 anos, vive no presente e enfrenta os conflitos típicos da idade. A identificação é imediata.
- É o que todos querem ler, além dos livros de jogos e de seriados - resume a livreira Neusa Vieira.
Por jogos, entenda-se games transformados em obras literárias. Assassin's Creed, que narra uma guerra ancestral, é o mais badalado de todos. As séries televisivas são outro filão, com destaque para Supernatural.
Vinícius, Liv e Leila também são fãs desses títulos, mas citam outros, com maior apelo entre as meninas, como A Culpa é das Estrelas, best-seller de John Green (veja o quadro ao lado), o queridinho do momento nos EUA.
Ao final da "visita guiada", olho para o avô de Vinícius, Sadi Bogowicz, 65 anos, e pergunto:
- O que o senhor acha de tudo isso?
Sadi olha para o neto, depois sorri e responde com propriedade:
- Quando são pequenos, a gente decide por eles. Agora não dá mais para fazer isso. Então o melhor é estar por perto. É o que estou fazendo. Quero saber do que ele gosta e, quem sabe, até ler junto.
Confira o que está bombando entre o público adolescente
Percy Jackson
> A série mistura mitologia, fantasia e aventura. Foi traduzida para 37 idiomas e transformou o autor, Rick Riordan, em ídolo teen. A história gira em torno de Percy Jackson, um adolescente que vive no século 21 e descobre ser semideus. A saga já deu origem a duas adaptações para o cinema.
Dos games aos livros
> God of War e Assassins Creed são exemplos de games que causam frenesi no mercado editorial. Ambos originaram livros megapopulares. O primeiro baseia-se na história de um guerreiro grego às voltas com os deuses do Olimpo. O segundo narra uma guerra entre duas facções (Assassinos e Templários).
Das séries aos livros
> Duas franquias disputam a preferência da gurizada na literatura. Uma delas é The Walking Dead, que surgiu nos quadrinhos, virou série e agora leva seus famosos zumbis para o papel. A outra é Supernatural, protagonizada por dois irmãos que lutam contra ameaças sobrenaturais.
A culpa é das estrelas
> Assinado por John Green, escritor norte-americano idolatrado pelo público jovem, o livro conta a história de Hazel Grace. Aos 16 anos, a menina é uma paciente terminal de câncer que vive uma reviravolta ao se apaixonar por Augustus Waters, 17 anos. O enredo virou febre principalmente entre as meninas.