Até o começo de janeiro, as 10 obras do Circuito de Arte Santander estarão espalhadas em frente às agências bancárias de diferentes bairros de Porto Alegre. Veja, a seguir, um mapa dos trabalhos.
Espelhamento
O fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, 64 anos, recuperou uma foto da cobertura do átrio do Santander Cultural de 2001 para compor um grande painel de 21m por 6m50cm na fachada da agência da Praça da Alfândega (Rua Sete de Setembro com General Câmara) - de frente para o prédio do centro cultural. O espelhamento da foto acaba formando uma imagem abstrata.
- Nunca havia feito um painel com essas dimensões, que só foi possível graças à tecnologia digital, que facilita muito o trabalho - comenta Felizardo.
Quebra-cabeças
A escultura colorida exposta diante do número 1.850 da Avenida Benjamin Constant, com 2m80cm de altura e 1m20cm de largura, retrata mais um passo do artista plástico e professor de arte Britto Velho em uma longa busca por formas que sintetizem a anatomia humana. A cabeça, construída em MDF recortado e pintado com tinta esmalte sintético e uma camada antipichação, representa, ainda, a "proposta de um novo ser", nas palavras do artista.
- É como um quebra-cabeças que monta e desmonta a figura - avalia o autor.
Inspiração clássica
Uma das obras mais arrojadas do circuito envolve a agência da Avenida Bento Gonçalves, 1.924, no Partenon. Estruturas tubulares de fiberglass serpenteiam pela fachada interligando duas figuras humanas. O escultor Felix Bressan, 49 anos, conta que a inspiração veio do tema clássico de Leda e o Cisne, mito já representado por artistas como Da Vinci e Michelangelo segundo o qual a mulher do rei de Esparta foi seduzida por Zeus transfigurado em cisne. Os espectadores, porém, não devem esperar uma interpretação literal.
- O público vai ver uma alusão ao tema que permite várias leituras - diz Bressan.
Outras intervenções
> O artista Mário Röhnelt apresenta uma escultura de metal, com 4,5 metros de altura, diante da agência Protásio Alves (Protásio Alves, 3.136). É um semicilindro em aço carbono cortado a laser e com motivos ornamentais.
> Na fachada da agência Petrópolis (Avenida Carlos Gomes, 1.703), a artista Nathalia García compôs uma espécie de tecido formado pela costura ordenada de fios de crochê.
> Na única obra assinada por dois autores, Dirnei Prates e Nelton Pellenz, a fachada do número 1.220 da Osvaldo Aranha receberá uma projeção de imagens da Redenção, acompanhada por sonorização.
> Uma combinação de 11 painéis adesivos, afixados nas vidraças da agência localizada na Anita Garibaldi, 600, forma a obra de Eduardo Vieira da Cunha.
> A criação de Leandro Selister para a agência Centenária (Sete de Setembro, 1.127) traz uma sobreposição de imagens da fachada do próprio prédio, por meio de uma foto impressa em adesivo perfurado.
> Na Avenida do Forte, 1.628, um gramado ondulado lembra uma coxilha, e pedras de granito remetem aos carretéis com que o artista Irineu Garcia brincava na infância.
> Bromélias foram a inspiração para Roseli Jahn transformar as paredes do número 1.260 da Rua Ramiro Barcelos, por meio de adesivagem a partir de um desenho a carvão.