Steven Spielberg desistiu de dirigir o filme American Sniper, a adaptação da autobiografia do atirador de elite texano Chris Kyle, que terá Bradley Cooper como protagonista. De acordo com o site Deadline, o diretor teria abandonado o projeto por conta de desentendimentos com o estúdio Warner Bros. a respeito do valor do orçamento do filme. A DreamWorks, empresa ligada a Spielberg também está deixando o projeto.
Kyle é, segundo o subtítulo da autobiografia, "o mais letal atirador da história do exército dos EUA", com cerca de 160 mortes em dez anos de combate no Iraque.
Publicado no começo de 2012, o livro narra como a rotina de sniper de Kyle com o grupo de operações especiais da Marinha transformou-o numa lenda (para seus companheiros) e no "diabo" (para os seus inimigos), ao mesmo tempo em que afeta sua percepção da guerra e a vida com sua esposa e filhos. Kyle foi morto no início de 2013 por um colega militar que voltou da guerra traumatizado e perdeu o controle em um campo de treinamento de tiro.
Jason Dean Hall escreve o roteiro. Cooper, que continua no projeto, também produz o filme.