Pela primeira vez desde que foi criado, em 1999, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon foi entregue a uma mulher. A veterana Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, venceu com o seu romance Infâmia. O anúncio foi feito durante a festa de abertura da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, na noite desta terça-feira.
Após o show musical de abertura, a presidente da comissão julgadora, a professora Regina Zilberman (UFRGS), subiu ao palco para apresentar o romance escolhido entre 326 inscritos originalmente. No momento da leitura da ata, banners com reproduções gigantes das capas dos vencedores desde a primeira edição cercavam o palco. Ana Maria foi anunciada e chamada ao palco para receber o cheque simbólico de R$ 150 mil.
- Amanhã sei que vou ter que falar sobre esse livro, mas hoje é o dia de perder a voz - disse Ana Maria, em seu breve agradecimento.
Infâmia narra a história de um embaixador envolvido em uma trama de escândalos e mistérios quando recebe um envelope com documentos sobre a misteriosa morte de sua filha. O romance já havia sido alvo involuntário de uma polêmica durante a última edição do Jabuti, quando recebeu nota zero de um dos três jurados da categoria narrativa longa, Rodrigo Gurgel, que pretendia melhorar a colocação dos romances que havia apreciado.
O vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon em 2011 havia sido o escritor e diplomata João Almino, com seu romance sobre a construção de Brasília, Cidade Livre. Cristóvão Tezza (2009), Mia Couto (2007), Chico Buarque (2005), Plínio Cabral (2003), Antônio Torres e Salim Miguel (2001) e Sinval Medina (1999) foram os demais vencedores.
A noite de inauguração da Jornada começou com a encenação musical de um sonho literário que deu vida a personagens dançando em um baile vienense com toques de polca, tango e rock épico. A apoteose da apresentação teve as esculturas alegóricas de um Pégaso e um leão Aslan em tamanho gigante trazidos para o palco. Humberto Gessinger, um dos compositores do tema musical desta 15ª jornada, encerrou o show de abertura interpretando a canção.
Jornada Literária
Ana Maria Machado vence o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon
Presidente da Academia Brasileira de Letras venceu com o seu romance "Infâmia"
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: