Conquistado já nos primeiros minutos de exibição de Amor à Vida, o posto de principal vilão da novela de Walcyr Carrasco ainda é de Félix (Mateus Solano). No entanto, o que a trama vem desdobrando, fio a fio, são personagens especializados na arte de prejudicar o próximo. Tal qual um Midas ao contrário, tudo o que Félix toca apodrece. Ao seu redor, flutuam diversas pessoas que compartilham dos mesmos valores deturpados e desejos de poder a qualquer custo. Resta saber quem será o primeiro a se enforcar com tanta maldade.
A busca primordial desse seleto grupo é por status e dinheiro. Motivada pela mesma ganância que motiva seu primo Félix, Leila (Fernanda Machado) planeja um golpe do baú em Nicole (Marina Ruy Barbosa), jovem órfã e rica que descobre estar à beira da morte. Mas a ave de rapina vai além.
- Desde o começo, não consigo entender a crueldade dela em relação à síndrome da irmã autista (vivida por Bruna Linzmeyer). Digo isso porque tenho uma cunhada autista e sou apaixonada por ela - desabafa Fernanda. - A ambição é o que move a personagem, deixa Leila superinteligente, pensando coisas, mas também burra, cega e perdida na vida - opina.
Com um histórico assim, Fernanda não vê possibilidades de redenção da vilã:
- Torço pela punição dela. Ela planta maldade e vai colher tristeza. Com tudo o que Leila fez e vai aprontar, o sofrimento dela é inevitável.
Outro que, aos poucos, vem galgando posições na escala de maldades da novela é Jacques (Julio Rocha). Cobiçando o cargo de Lutero (Ary Fontoura), o cirurgião chegou a trair a confiança do chefe do corpo médico do San Magno.
- No caso do Lutero, ele foi o único que foi sincero e disse que o médico tremeu na cirurgia. O problema é que Jacques prometeu protegê-lo. Ele deveria ter conversado com Lutero antes - ressalta Julio, que não defende o caráter de seu personagem. - Quando a pessoa tem um comportamento como o dele, antiético, é difícil dizer até onde vai. Ele abriu um precedente e parece que não há volta.
Jacques parece estar disposto a ir além. O rapaz deve até se prostituir para garantir uma posição melhor dentro do hospital comandado por Félix.
Outros personagens da trama que também cometem ações de olho em benefícios próprios são a sogra de Félix (Tamara, interpretada por Rosamaria Murtinho) e Glauce (Leona Cavalli), cada uma com sua motivação. Confira nas fichas corridas da página a seguir mais detalhes sobre as ações maldosas dos aprendizes de vilão.
Obstetra tenta conquistar Bruno
"O amor tem feito coisas, que até mesmo Deus duvida." As primeiras frases da música Iluminado, de Ivan Lins, poderiam embalar muitas cenas de Glauce, em Amor à Vida. Afinal, o sentimento que tem por Bruno (Malvino Salvador) a faz meter os pés pelas mãos. Inclusive, se aliar a Félix (Mateus Solano). Apesar da parceria insólita, a atriz Leona Cavalli não considera a médica a mais nova malvada do pedaço.
- Não a vejo como vilã, mas como uma pessoa que, por amar demais, tem determinadas ações que não são corretas nem leais a seus próprios princípios. Desde o começo, ela faz uma coisa que do ponto de vista da lei, da ética da Medicina, não é correta (a farsa do nascimento de Paulinha, quando os prontuários foram adulterados). Mas faz por amor. Justamente por ter ajudado Bruno no passado é que vai estar nas mãos de Félix. Ele passa a chantageá-la e, com medo de ir para cadeia, ela cede - defende Leona.
Confiante, a atriz acredita que o público não vai passar a tratá-la como vilã.
- Glauce sempre foi muito ambígua - justifica.
A atriz, porém, aponta o recalque como outro ingrediente para a insólita união:
- Num ato de desespero, como última cartada, Glauce vai mostrar os seios para Bruno, e ele a rejeitará. Daí, ela liga para Félix e fecha a aliança.
E por falar em seios, eles causaram furor no público quando Leona apareceu numa cena logo na primeira semana do remake de Gabriela. Ao saber que terá de fazer nova cena sensual, a atriz diz apenas que é "uma ousadia do Walcyr", referindo-se ao autor da novela, Walcyr Carrasco.
- Não tenho problema com a nudez. Já fiz muitos papéis sensuais e acho que as pessoas esperam isso de mim. Mas faço apenas o que está determinado para situação do momento. Porém, é lisonjeador saber que você faz bem aos olhos do outro - diz.
Félix vira álibi em assassinato
Nos próximos capítulos de Amor à Vida, Glauce será novamente colocada contra a parede e, graças a perspicácia de Félix, sairá ilesa. Flagrada por Elenice (Nathália Rodrigues) tentando trocar o exame de DNA de Paloma, a obstetra empurra a enfermeira, que bate a cabeça e morre. Numa reunião com investigadores, Glauce é pressionada e inventa:
- Liguei para pedir uma reunião com o doutor Félix. Fiquei esperando na minha sala.
Diante da encenação de Glauce, Félix adere ao teatro:
- O fato é que nós dois ficamos horas conversando, realmente. E saímos juntos de lá, no fim da tarde.
Sustentando a história da comparsa, Félix reforça a aliança com ela. Além disso, vê seu plano dar certo: com a troca dos exames, Paulinha não é considerada filha de Paloma.
Os próximos passos
A frieza de Leila promete impressionar nos próximos capítulos. Disposta a tirar Lídia (Angela Rebello) de seu caminho, Leila rouba joias de Nicole (Marina Ruy Barbosa) e coloca no quarto da governanta. Leila, claro, dá um jeito de Nicole flagrar o roubo e demite a funcionária. Lídia tem certeza de que foi vítima de uma armação.
- Sei que foi você, Leila. Não sei qual é o seu objetivo, mas vou descobrir - ameaça Lídia antes de sair da mansão.
Leila, depois disso, vai morar na casa da milionária. Ela se muda com a desculpa de cuidar da vida de Nicole como Lídia fazia, mas também quer vigiar Thales (Ricardo Tozzi).
- Aquela casa é enorme. Tem muitos quartos. Ela nunca vai descobrir que estamos juntos. Nunca - promete Leila.
A grande turma do mal
Vilão Félix, interpretado por Mateus Solano, faz escola na novela 'Amor à Vida'
Prima, sogra e funcionários se corrompem e cometem injustiças para tirar alguma vantagem
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: