Chega ao fim na noite deste sábado, em Cruz Alta, a 33ª Coxilha Nativista. A programação começa às 20h, no ginásio municipal da cidade, com as apresentações dos vencedores e show de Luiz Carlos Borges.
Entre quarta e sexta-feira, foram defendidas as 30 composições concorrentes do festival. Das quase mil músicas inscritas, a seleção coube aos jurados Luiz Carlos Borges, Érlon Péricles, Marcelo Caminha, Beto Barcelos e Tadeu Martins.
Para as noites de apresentações, estão sendo disponibilizados 2,5 mil ingressos, ao valor de R$ 10. O baile de encerramento de hoje à noite, depois da final, contará com shows de Ivonir Machado e os Novos Garotos no Parque Integrado de Exposições. Os ingressos custam R$ 20.
Junto ao festival, também estão sendo realizados a 29ª Coxilha Piá, o 22º Rodeio da Coxilha Nativista e o Acampamento da Coxilha, no Parque Integrado de Exposições. Torneio de truco, jogo de osso, tertúlias livre e o "Mi Maior de Gavetão", torneio de trova campeira, também fazem parte das atividades.
Paralelamente à programação musical, a Casa de Cultura Justino Martins hospeda a mostra A Materialidade da Memória, com itens e objetos de acervos pessoais que recuperam momentos da história do festival.