- 10 histórias locais:
CIDADÃO QUEM
A escolha havia recaído sobre o filme de Orson Welles. Aí alguém, que Duca Leindecker cogita ser "a esposa do (baterista) Cau (Hafner)", teve a ideia da variação. Há outros trocadilhos em bandas locais (Bandinha Didadó!), mas Cidadão Quem é mais... ousado.
ALMÔNDEGAS
Num descampado, em Florianópolis, alguns integrantes da banda terminaram certa noite abraçados numa vaca cantando "Nós somos almôndegas". Quem contou a história ao Segundo Caderno foi Kledir Ramil.
DOISEU MIMDOISEMA
Seguindo uma tradição dos tempos de colégio, Diego Medina gravou uma fita cassete para dar de presente a um amigo. Só com músicas próprias. Ao assinar, mudou seu nome, sílaba por sílaba: "Di" virou "Dois", "ego" se tornou "eu" (Diego = Doiseu); "Me" virou "Mim", "di" se tornou "dois" e "na" virou "em a" (Medina = Mimdoisema). "Não era algo pretensioso", explica, mas levou a fita a uma locadora de CDs. Ela foi adquirida por Beto DJ, da Felusp FM (hoje Pop Rock), e daí: sucesso!
APANHADOR SÓ
Há mais de uma versão para esta história. Diz o vocalista Alexandre Kumpinski que a inspiração teria vindo do primeiro baixista, anos atrás um raro representante da classe média nos movimentos sociais. Como "consequência de sua participação em atos públicos", relata, referindo-se à repressão dos protestos recentes, "apanhava muito da BM". Vem daí a ideia de "a banda do apanhador solitário".
MUSICAL SARACURA
Saracura foi escolhido por ser um bicho típico da Região Sul. "Queríamos essa identificação", diz Nico Nicolaiewsky. O "Musical" é tão somente um "comentário irônico".
NENHUM DE NÓS
Num bar, "Sadi Homrich largou uma frase da qual até hoje só lembramos a primeira parte", diz Thedy Corrêa. Talvez fosse "Nenhum de Nós pegou caserna (serviço militar)". "Talvez. Sem recordar a segunda parte da frase, ficamos com a primeira."
BIDÊ OU BALDE
A ideia era homenagear bandas com B (Blur, Beatles, B-52s, Bauhaus, Buzzcocks). O vocalista Carlos Carneiro, que diz já ter "inventado muito a partir disso", conta: "A verdade é que, entre Bidê e Balde, ficamos com ambos, para ser algo como Man or Astroman".
TARANATIRIÇA
Quando, nos anos 1970 e 80, se dizia que alguém "estava na tiriça", tenta explicar Alemão Ronaldo, era porque "deu pro cara, estava maluco, alterado". Do "tava" ao "tara" a coisa foi simples. Mas só pegou porque, no Interior, "muitos ouviam, por engano, Tara Nativista".
SUPERGUIDIS
Não que estivessem todos de All Star, mas a escolha do nome "é por causa do tênis mesmo", diz Andrio Maquenzi.
PAPAS DA LÍNGUA
Inicialmente eram os Carecas da Jamaica, em homenagem a Nei Lisboa. "Já tínhamos até gravado o primeiro disco" (pela Sony), lembra Léo Henkin, "quando decidimos mudar". "Papas da Língua tem sonoridade, é instigante e, claro, todo mundo chama de Papas."
Veja imagens das bandas locais:
LEIA MAIS:
>> De Atahualpa y us Panqui a Tarcísio Meira's Band: a origem curiosa dos nomes de bandas gaúchas
>> Conheça algumas das mais inusitadas histórias por trás dos nomes de banda
>> Os 21 nomes curiosos de bandas gaúchas do século 21 (e de um pouquinho antes)
- 10 Histórias globais:
BEATLES
A ideia era fazer referência a um inseto, tal qual os Crickets ("grilos"), de Buddy Holly. Beetles soou bem, mas melhor do que "bee" (abelha) é "beat" (batida, compasso), como os fab four se deram conta depois.
RAMONES
Homenagem ao pseudônimo usado por Paul McCartney na primeira excursão dos Beatles pela Escócia - sim, ele assinou Paul Ramone.
PEARL JAM
É mais respeitável dizer que se trata da geleia ("jam") de nome Pearl (que também significa "pérola") feita pela avó do vocalista, mas diz-se que "pearl jam" era gíria para "esperma" na Seatle de 1990. Será?
LED ZEPPELIN
A sugestão veio da observação de Keith Moon, baterista do The Who, de que a banda "decolaria como um zepelim de chumbo".
10cc
Aqui a ideia foi superar aquilo que é considerado o volume médio da ejaculação de um homem (9CC). Por quê? Ora. Bandas. Jovens. Rock 'n' roll.
ALICE IN CHAINS
Consta que o plano dos integrantes era tocar metal extremo com fantasias de Alice no País das Maravilhas. A proposta mudou, mas o nome, não.
SMASHING PUMPKINS
O vocalista, Billy Corgan, já deu várias versões para a história por trás deste nome. Para manter o clima rock 'n' roll, aqui vai a mais bizarra: no sonho de Corgan, Gene Simmons (do Kiss) apareceu e disse: "Joe Strummer (do Clash) é uma pumpkin (abóbora) drunken (bêbada) smashed (esmagada)".
EVERYTHING BUT THE GIRL
Parece que há, ou havia, uma loja de roupas em Londres com uma placa na qual se lia a inscrição que inspirou o nome da banda. O significado da tal placa: "Tudo está à venda, menos a vendedora".
STONE TEMPLE PILOTS
Era uma vez um grupo de garotos fissurados na sigla STP, a famosa marca de óleo automotivo. Eles decidiram escolher palavras aleatórias que formassem essa sigla. Tentaram Stereo Temple Pirates. E (a mais abobada) Shirley Temple's Pussy.
TEN YEARS AFTER
Literalmente, significa "10 anos depois". Detalhe: a banda foi fundada exatamente uma década após a explosão do fenômeno Elvis Presley.
Veja imagens das bandas globais: