Às 15h deste sábado, a Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana receberá um debate sobre o cinema brasileiro atual a partir da dualidade entre os sucessos de bilheteria e os de crítica.
As duas pontas estão imensamente distantes, como mostram as duas listas a seguir:
Bons de bilheteria, ruins de crítica (cinco dos seis filmes nacionais mais vistos de 2012 são comédias):
> Até que a Sorte nos Separe (3,3 milhões de ingressos vendidos)
> E Aí, Comeu? (2,5 milhões)
> Os Penetras (2,2 milhões)
> As Aventuras de Agamenon, o Repórter (937 mil)
> Totalmente Inocentes (523 mil)
Bons de crítica, ruins de bilheteria (títulos de 2012 premiados e elogiados, que fizeram menos de 6 mil espectadores cada um):
> Luz nas Trevas (5,4 mil ingressos vendidos)
> Girimunho (5,1 mil)
> O Homem que Não Dormia (2,9 mil)
> Sudoeste (2,4 mil)
> Mãe e Filha (602)