Alfred Hitchcock não sai de cena. Morto em 1980, aos 80 anos, o diretor de Psicose é, cada vez mais, uma figura icônica. Entenda, por este "cada vez mais", a obsessão de público e crítica por sua obra.
Depois de décadas de reinado de Cidadão Kane (1941), seu Um Corpo que Cai (1958) assumiu em 2012 o primeiro posto no tradicional ranking dos melhores filmes do mundo do British Film Institute. O resultado reflete o culto de novas gerações ao mestre do suspense, criador de personagens, longas e sequências que não saem da memória dos cinéfilos, como aquelas vividas por Norman Bates (Anthony Perkins) e Marion Crane (Janet Leigh) em Psicose.
Top Tudo: 10 filmes que prestam homenagem a Hitchcock
Além de Hitchcock, o filme que estreia nesta sexta-feira, outras duas grandes produções recentes lembram de seu legado: o premiado telefilme The Girl (2012) e a anunciada série Bates Motel (a ser lançada este mês nos EUA). Confira:
"The Girl" (2012): É assustador o retrato de Hitchcock que se vê em The Girl. O telefilme da HBO, lançado no ano passado, faturou três Globos de Ouro (melhor minissérie ou telefilme, melhor ator, para Toby Jones, e atriz, para Sienna Miller). Seus 91 minutos focam a turbulenta relação do cineasta (interpretado por Jones) com sua musa Tippi Hedren (Miller), de Os Pássaros e Márnie, Confissões de uma Ladra, os dois longas lançados imediatamente após Psicose, no início dos anos 1960.
Mais do que turbulenta, na verdade, a relação de Hitchcock com Tippi Hedren é obsessiva, conforme The Girl. Baseado no livro Fascinado pela Beleza, de Donald Spoto, o telefilme conta uma suposta paixão doentia do diretor pela atriz, que o levou a assediá-la verbal e fisicamente.
Alma, a mulher de Hitchcock, é vivida, aqui, por Imelda Staunton. A adaptação ficou a cargo do roteirista Gwyneth Hughes, e a direção, de Julian Jarrold, realizador com vasto currículo de produções televisivas e autor dos longas Kinky Boots (2005) e Amor e Inocência (2007).
Assim como o livro que o inspirou, The Girl causou controvérsia entre os ex-colaboradores de Hitchcock - alguns acusaram os autores de exagerarem na recriação dos fatos. O filme já teve exibição no Brasil, no canal HBO, no ano passado.
"Bates Motel" (2013): Prometida para estrear este ano, a série Bates Motel é pretensiosa: segundo sua sinopse oficial, distribuída pela Universal Pictures, pretende dar uma visão íntima e detalhada do desenvolvimento psíquico de Norman Bates, desde sua turbulenta infância até a vida adulta.
Bates, figura obcecada pela mãe e que é o personagem-chave de Psicose, será interpretado pelo britânico Freddie Highmore, 20 anos, visto antes em As Crônicas de Spiderwick (2008). Sua mãe Norma será encarnada por Vera Farmiga (Amor sem Escalas). Não há notícia de algum personagem equivalente à de Janet Leigh em Psicose, mas há uma misteriosa loira que se hospeda na pousada do título e que é apresentada como uma das protagonistas de Bates Motel - ela é interpretada por Carolyn Adair, vista antes em poucos outros filmes, entre eles Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010). A estreia, no canal A&E dos EUA, será no dia 18 de março.