Alcançar a fama aos 12 anos não é complicado para Ana Karolina Lannes. A atriz mirim, que interpreta a Ágata da novela Avenida Brasil (RBS TV), já se acostumou a falar da vida pessoal e da carreira - iniciada em 2007, com participação em Duas Caras.
Órfã, a atriz nascida em Sapucaia do Sul é criada por dois pais. E sabe que isso gera curiosidade. A mãe, Liane Lannes, morreu quando Ana tinha quatro anos. O pai, ela não conheceu. Seu tio, o comissário de bordo Fábio Lopes, 35 anos, brigou pela guarda da menina. Ao lado do companheiro, o dermatologista João Paulo Afonso, 30 anos, eles cuidam dela como filha. Na mudança para São Paulo, após a morte da mãe, a inscrição em uma agência de modelos rendeu os primeiros contatos com a vida artística. De lá para cá, fez três novelas e uma peça de teatro.
No papel da maltratada filha de Carminha (Adriana Esteves), ela ouve os maiores xingamentos da mãe pouco amorosa, especialmente sobre as notas baixas na escola e os quilos extras da personagem.
- Sei que é tudo ficção - conta Ana em entrevista a Zero Hora.
Nos últimos dias da novela, a menina sumiu da trama. Para poupá-la das cenas fortes, o autor inventou que Ágata está nos Estados Unidos.
O Conselho Mirim de Zero Hora, formado por 12 crianças de oito a 13 anos, formulou as perguntas abaixo para a atriz Ana Karolina. Confira como foi o papo por telefone com a gaúcha.
Zero Hora - Quais são suas lembranças do Rio Grande do Sul?
Ana Karolina Lannes - Tenho poucas lembranças, pois saí daí com cinco anos. Mas lembro da casa onde morava em Sapucaia e dos meus vizinhos. Ah, e ainda tomo chimarrão.
ZH - Para que time você torce?
Ana - No Sul, sou gremista. Onde moro, sou são-paulina. E no Rio, gosto do Fluminense.
ZH - Qual é a dica para quem quer seguir a carreira artística?
Ana - Fazer muitos testes e nunca desistir. Eu fiz uns 15 testes de elenco, mas não passei. Fiz para Pé na Jaca, Negócio da China, Caras & Bocas, Cobras & Lagartos. Em Avenida Brasil, também fiz teste para ser a Rita quando criança. Não deu. Mas passei para o papel da Ágata. É importante gostar do que se faz.
ZH - Que outro personagem da novela você gostaria de ser?
Ana - Queria ser a Suelen (personagem de Isis Valverde). Não ia ter vergonha de usar roupas tão curtas se tivesse o corpão dela, né? (risos)
ZH - O que você quer para o fim da Ágata na novela?
Ana - Ela merece ficar com alguém que goste dela, mas não a Carminha. A Carminha não vai mudar, ela não sabe ser boa com a filha.
ZH -Para quem você torce, Nina ou Carminha?
Ana - Torço para a Carminha na novela, porque a Nina ficou mais malvada do que ela. Mas gosto mesmo das duas.
ZH - O que você vai fazer depois que a novela acabar?
Ana - Vou viajar para a Disney com minha família. E depois volto a morar em São Paulo. Vou fazer natação, dança e estudar.
ZH - Você pretende continuar na carreira de atriz quando for adulta?
Ana - Sim. Quero cursar artes cênicas e também estudar no Exterior.
ZH - Em que série estuda e qual a disciplina que mais gosta?
Ana - Vou de manhã para a escola, estou na 7ª série. Adoro Ciências e só tiro nota alta.
ZH -Você tem algum ídolo?
Ana - O Marcos Caruso, que faz o Leleco na novela. Ele é mais velho e tem mais experiência, é muito legal.
ZH - O que faz no tempo livre?
Ana - Eu gosto de ir na piscina com meus amigos, brincar na casa deles. E gosto de ler. Tenho todas as coleções dos irmãos Grimm, que foram os primeiros a escrever contos de fadas, pois antes eram contos de terror, não tinham final feliz.