> Lisístrata, de Aristófanes
Clássico fundador da "Guerra dos Sexos". Em meio à Guerra do Peloponeso, conflito que opôs as principais cidades-estado da Grécia Antiga, mulheres de diferentes localidades gregas, lideradas pela ateniense Lisístrata, declaram uma greve de sexo para forçar os homens a declarar a paz.
> A Arte de Amar, de Ovídio
Três livros em que o poeta romano se propõe a ensinar aos homens as manhas para conquistar as mulheres - e vice-versa na última parte.
> O Livro da Cidade das Mulheres, de Cristina de Pisano
Publicado em 1405 e considerado um dos pioneiros libelos feministas, é um diálogo imaginário em que a autora evoca mulheres do passado.
> Trabalhos de Amor Perdidos, de William Shakespeare
Um rei e três nobres companheiros fazem um voto de dar abdicar das mulheres para se dedicar ao estudo. O voto é posto em xeque com a chegada de uma rainha e seu séquito.
> A Megera Domada, de William Shakespeare
Outro trabalho da fase inicial do dramaturgo. É um retrato da verdadeira guerra conjugal que se trava entre Petrúquio, nobre falido, e Catarina, mulher geniosa. Ao espírito machista do tempo, a vitória é masculina, e Petrúquio "doma" sua "megera".
> As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos
Publicado em 1782, provocou escândalo pelo seu retrato impiedoso da venal aristocracia francesa no período pré-Revolução. Um casal de nobres cínicos e manipuladores faz da sedução estratégia em um jogo pessoal no qual vale tudo.
> Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Sob uma história amorosa que oscila entre rejeição e atração, a maior escritora britânica traça um panorama desolador das poucas alternativas de validação social para a vida de uma mulher na Inglaterra vitoriana.
> O Gato, de Georges Simenon
Um casal de idosos vive há anos na mesma casa sem trocar uma palavra, comunicando-se apenas por bilhetes. A animosidade entre ambos vai gradativamente escalando patamares mais sombrios que se precipitam em drama e tragédia.
> As Esposas de Stepford, de Ira Levin
Executiva em crise se muda com o marido para uma nova cidade cheia de mulheres anacronicamente submissas. A resposta ao mistério revelará a natureza sombria da paz conjugal mantida no lugar. Já foi publicado no Brasil com o nome de As Possuídas, e reeditado em 2004 com o nome de Mulheres Perfeitas.
> A Guerra Conjugal, de Dalton Trevisan
Reunião de narrativas nos quais um dos maiores contistas brasileiros aborda as relações amargas entre muitas Marias e Joões, dedicados a tornar a vida do outro um inferno de infelicidade.