Após se declarar culpado e passar mais de 900 dias detido, o rapper americano Young Thug, cujo nome verdadeiro é Jeffery Lamar Williams, foi solto. A confissão veio a público nesta quinta-feira (31), marcando o fim de um julgamento que durou quase dois anos e se tornou o mais extenso da história da Geórgia. O artista de 33 anos premiado com o Grammy enfrentava acusações de extorsão e associação com gangues desde a prisão.
Em maio de 2022, promotores argumentaram que o selo de rap Young Stoner Life (YSL) Records, fundado por Williams, era uma fachada para uma organização criminosa responsável por "75 a 80%" dos crimes violentos em Atlanta. O músico recebeu a sentença de tempo já servido e 15 anos de liberdade condicional, sendo liberado da prisão na mesma noite, conforme registros judiciais.
— Assumo total responsabilidade pelos meus crimes, pelas minhas acusações — declarou Young Thug no julgamento.
O rapper se identificou como uma pessoa de bom coração que se viu envolvida em situações complicadas. Ele reconheceu que o sucesso exige uma postura responsável para evitar consequências negativas. Ele foi julgado com outros cinco acusados, dos quais três já haviam se declarado culpados ao longo da semana.
Como parte do acordo, Williams se declarou culpado de várias acusações, incluindo uma por organização criminosa, três por posse de drogas e duas por posse ilegal de armas. Ele não negou as acusações de dirigir uma gangue de rua e violar a lei de criminalidade organizada da Geórgia, aceitando a punição sem contestação.
A juíza Paige Whitaker impôs condições para a liberdade condicional de Williams, como cem horas de serviço comunitário, proibição de contato com membros de gangues ou os outros réus e restrições de permanência na área metropolitana de Atlanta pelos primeiros 10 anos do período da pena.
Quem é Young Thug
Intérprete de Best Friend, Hot e Check, Young Thug venceu um Grammy em 2019 como coautor da melhor canção do ano, This is America, de Childish Gambino, nome artístico musical de Donald Glover.
Young Thug colaborou com alguns dos nomes mais importantes do rap e do pop, desde Drake e Travis Scott a Dua Lipa, Justin Bieber e Elton John.