Rafael Malenotti já cantava com o Acústicos & Valvulados: "E espero que o fim da tarde venha com você". O trecho da canção Fim de Tarde com Você, composta pelo baterista Paulo James, fala sobre a chegada de uma namorada em um dia em que o personagem da letra queria ficar em casa. Porém, este refrão também pode ser um convite. Afinal, às 19h — praticamente, fim de tarde — deste domingo (7) ocorre o espetáculo Clássicos do Rock Gaúcho, reunindo a Orquestra de Câmara da Ulbra e nomes de destaque da cena roqueira gaúcha no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (veja detalhes no fim da matéria).
Nascido em 2012, o evento tem como objetivo homenagear o que existe de melhor na cena do rock gaúcho e, por isso, a lista de convidados é extensa e com muita história: o estreante no concerto Carlinhos Carneiro se junta a Carlo Pianta, Edu K, Frank Jorge, Jimi Joe, Julia Barth, Julio Reni, King Jim, Marcio Petracco, Nei Lisboa, Nei Van Soria, Pedro Verissimo, Tonho Crocco, Wander Wildner e o próprio Malenotti. Também se farão presentes o quarteto vocal formado por Atos Flores, Beatriz Domingues, Débora Dreyer e Iuri Correa, o guitarrista Luciano Albo e o baterista Marquinhos Fê.
Mas, claro, a grande estrela é a Orquestra da Ulbra, que terá a regência do maestro Tiago Flores. Mesclando a música de concerto com o rock das terras farroupilhas, este encontro levará ao público sucessos atemporais como Campo Minado, Amigo Punk, Amor e Morte, Um Lugar do Caralho, Berlim — Bom Fim, Surfista Calhorda, Irmã do Doctor Robert, Sandina, Bebendo Vinho, Mesmo que Mude, Sob um Céu de Blues e, claro, Fim de Tarde com Você. As músicas ganham arranjos de Arthur de Faria, Pedrinho Figueiredo, Rodrigo Bustamante, Arthur Barbosa, Iuri Corrêa, Alexandre Ostrovski e Daniel Wolff.
— Faço esse tipo de concerto com artistas populares desde 1997. Comecei com o Nei Lisboa e, depois, fizemos com quase todos os gaúchos famosos. Eu me sinto muito à vontade, ainda mais que, na minha adolescência, tocava violão, rock inglês, progressivo, que era algo mais sofisticado, até um rock mais chão, mais dia a dia, que é tipo o rock gaúcho. Então, eu me divirto. E o importante para nós, músicos, é que os arranjos sejam legais, que sejam instigantes para a orquestra, que ela tenha um papel de protagonista também — conta Flores.
Presente desde o começo do projeto, Frank Jorge geralmente sobe ao palco para interpretar um dos hinos informais do Rio Grande do Sul: Amigo Punk, clássico da Graforréia Xilarmônica. Neste ano, ele deixa em aberto uma possibilidade de surpresa — mas é claro que a canção será entoada na apresentação. O amigo punk da música, afinal, atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha, como a maioria dos presentes farão para chegar ao Araújo Vianna. O músico, por sinal, admira esta mistura da música de concerto com o pop:
— Esta junção de música popular, seja rock, balada, MPB ou rap, e música erudita já vem ocorrendo há bastante tempo. Talvez o álbum mais icônico com esta junção tenha sido o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Combina pra caramba. É um diálogo que enriquece a música popular e traz uma experiência nova ao contexto dos músicos de orquestra, habituados a interpretar autores eruditos — explica Frank.
Ano agitado
Clássicos do Rock Gaúcho abrirá a temporada da Orquestra de Câmara da Ulbra, que terá um 2024 recheado de atividades. Uma das mais importantes é a série Domingo Clássico, que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento).
A apresentação de abertura da temporada da série, no próximo dia 14, a partir das 19h, será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, nascido em Hamburgo, na Alemanha, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. Além deste, outros oito concertos ocorrerão até dezembro.
Já pela série Concertos Populares, a orquestra apresentará, além do Clássicos do Rock Gaúcho, Divas do Pop, com o Vocal TAKT, no Teatro do Sesc Canoas, em maio; Clássicos do Rock Internacional, que terá Frank Solari e convidados, juntamente como o Especial Queen, com o Vocal TAKT, no Salão de Atos da UFRGS, em junho; Vivaldi Elétrico e Outros Clássicos do Rock, com Frank Solari, no Teatro da Amrigs, em julho; e Beatles — Magical Classical Tour, no Auditório Araújo Vianna, em agosto.
— O Beatles – Magical Classical é um dos shows mais importantes que a orquestra já fez. A gente conta a história da música através da obra dos Beatles. Então, tem música no estilo renascentista, barroco, clássico, romântico, século 20. É um showzaço. Ganhou o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo — conta Tiago Flores.
O maestro antecipa que, em setembro, a orquestra ainda fará o Clássicos do Samba, com a cantora Roberta Sá, no Araújo Vianna. E, em outubro, haverá a apresentação da operita Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, no Theatro São Pedro. A agenda completa do ano da Orquestra de Câmara da Ulbra pode ser conferida no site.
Clássicos do Rock Gaúcho
- Neste domingo (7), às 19h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 70 (inteiro) ou R$ 30 (preço popular, com disponibilidade limitada).
- Pontos de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611), das 10h às 22h, somente em dinheiro; e bilheteria do Araújo Vianna, aberta somente duas horas antes do início do show. Ponto de venda com taxa: pela plataforma Sympla.
- Abertura da casa: 17h30min. Classificação: 16 anos
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante sobre o valor inteiro.