Aos 81 anos, sendo mais de 60 de carreira, Caetano Veloso começou a se despedir dos palcos. Em junho de 2023, o cantor e compositor baiano comentou que a turnê de Meu Coco poderia ser a última que faria "voando pelo mundo". "Quero voltar a viver na Bahia e cantar lá toda semana — e que venha à minha terra quem quiser me ver e ouvir", escreveu em suas redes sociais.
Então, quem for ao Auditório Araújo Vianna nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), às 21h, terá o privilégio de assistir a uma das últimas danças de Caetano em Porto Alegre. As apresentações estavam agendadas originalmente para agosto do ano passado, mas precisaram ser remarcadas por questões médicas — o músico estava com gripe forte e febre alta.
A turnê do disco Meu Coco (2021) é um sucesso na capital gaúcha: encheu o Araújo em três noites de abril (8, 9 e 10) e duas de dezembro (16 e 17) de 2022. No ano passado, já recuperado da gripe, Caetano foi um dos destaques da primeira edição do Festival Turá, fechando o segundo dia do evento realizado no Anfiteatro Pôr do Sol, em 19 de novembro.
Em relação ao repertório da turnê, o disco Meu Coco costuma compor parte do show. No álbum, Caetano promove uma afirmação da pluralidade brasileira, além de emitir um forte discurso político mirando o contexto daquele momento e o futuro do país – caso de Não Vou Deixar ("Não vou deixar você esculachar/ Com a nossa história"), que habitualmente entra na setlist. Além da faixa-título, Anjos Tronchos e Sem Samba Não Dá costumam ser tocadas.
O show não é só de novidades: Caetano também repassa sua carreira na turnê, o que induz plateias a entoarem clássicos. Traz relíquias sonoras como You Don't Know Me, O Leãozinho, Araçá Azul, Cajuína, Sampa, entre outras. Eventualmente, a festiva e empolgante A Luz de Tieta encerra as apresentações, promovendo uma atmosfera de Carnaval.
Qualquer que seja o repertório das duas noites no Araújo, há a certeza de shows mesmerizantes. Ver Caetano no palco é como presenciar uma entidade materializada. Algo sagrado parece acontecer assim que ele imprime aquele vigor e aquela dramaticidade às suas canções. Se seu canto não é especialmente volumoso, a exuberância de sua voz suave preenche qualquer ambiente e impõe uma atmosfera etérea.
Um espetáculo para ser assistido, pelo menos, uma vez na vida — enquanto houver tempo.
Férias e despedidas
Em dezembro do ano passado, Caetano anunciou que queria descansar. Ele publicou nas redes sociais um pedido para que "amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos" considerem sua decisão de "descansar o que me é necessário".
"Peço que não me convidem para atividades públicas, participações, conceder entrevistas ou emitir opiniões, gravar vídeos, escrever releases e outros textos ou qualquer outra atividade, sobretudo aqueles que sabem que mais me tocariam com seus chamados", escreveu o músico na ocasião.
Contudo, ele mudou de ideia para se apresentar no Festival de Verão de Salvador, no dia 28 de janeiro. No palco do evento, ele apresentou o show que celebra os 50 anos do disco Transa.
Já em 15 de fevereiro o artista divulgou as datas de sua última turnê internacional, a qual também chamou de "turnê de despedida". "Nossa turnê de despedida começa nos Estados Unidos em Houston, Texas, no próximo dia 24 de março, e passará por Seattle, Oakland, Los Angeles, Nova York, Newark, North Bethesda, Princeton e Boston", indicou o artista na publicação.
Enquanto isso, Caetano não parou de lançar música. Na sexta-feira passada (23), disponibilizou La Mer, clássico da chanson française composto por Charles Trenet. A canção foi regravada em francês por Caetano para a trilha de Une Famille ("Uma Família"), documentário da escritora e diretora francesa Christine Angot.
Apesar da despedida anunciada, ainda há esperança de mais um grande ato: em outubro do ano passado, as equipes de Caetano e Maria Bethânia usaram as redes sociais para anunciar que estão negociando uma turnê conjunta. Porém, não há "nada de concreto ainda", conforme o comunicado. Tudo isso por conta de uma nota do jornal O Globo que afirmava que a turnê estava confirmada para 2024, com shows que passariam por 10 cidades do país.
Quem sabe ele não mude de ideia, como quando realizou sua "pausa" das férias. Ou quem sabe ainda haja espaço para mais uma dança.
Caetano Veloso em "Meu Coco"
- Nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Abertura da casa: 19h30. Classificação: 16 anos.
- Ingressos a partir de R$ 180 (solidário, mediante doação de 1kg de alimento não perecível) ou R$ 350 (inteiro).
- Pontos de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611), das 10h às 22h, somente em dinheiro; bilheteria do Araújo Vianna, aberta somente duas horas antes do início dos shows. Ponto de venda com taxa: pelo site da Sympla.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante sobre o valor inteiro.