Brian Wilson, um dos fundadores da banda Beach Boys, foi diagnosticado com demência. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (16) pela família e pelos novos representantes legais do músico através do site oficial do artista.
Conforme o comunicado, Brian, que atualmente está com 81 anos, será tutelado por "representantes de longa data da família", após a morte da esposa dele, que morreu em 30 de janeiro deste ano.
"Após o falecimento da amada esposa de Brian, Melinda, após cuidadosa consideração e consulta entre Brian, seus sete filhos, Gloria Ramos e os médicos de Brian, estamos confirmando que os representantes de longa data da família Wilson, LeeAnn Hard e Jean Sievers, servirão como co-conservadores da pessoa de Brian", diz o texto divulgado.
Documentos obtidos pelo portal norte-americano The Blast indicam que o artista não possui capacidade para administrar adequadamente os cuidados e o tratamento do distúrbio neurológico: "Wilson é incapaz de suprir adequadamente suas próprias necessidades pessoais de saúde física, alimentação, roupas ou abrigo", diz o material obtido pelo portal de notícias.
Brian, inclusive, não compareceu à audiência seguindo orientações médicas. Entretanto, de acordo com o comunicado, o músico participou junto à família da decisão pela tutela.
"Ele se distrai facilmente, muitas vezes mesmo quando está ciente do ambiente e de seu propósito. Frequentemente faz declarações espontâneas, irrelevantes ou incoerentes", declarou um médico que não teve o nome revelado.
Na mensagem de confirmação, a família aponta que Brian recebe os cuidados necessários, sem alterações maiores ou restrições de suas dinâmicas familiares, de trabalho e de lazer.
Veja o comunicado da família:
"Após o falecimento da amada esposa de Brian, Melinda, após cuidadosa consideração e consulta entre Brian, seus sete filhos, Gloria Ramos e os médicos de Brian (e consistente com os processos familiares implementados por Brian e Melinda), estamos confirmando que os representantes de longa data da família Wilson, LeeAnn Hard e Jean Sievers servirão como co-conservadores da pessoa de Brian.
Esta decisão foi tomada para garantir que não haverá mudanças extremas no agregado familiar e que Brian e as crianças que vivem em casa serão cuidados e permanecerão na casa onde são cuidados por Gloria Ramos e pela maravilhosa equipa da casa que existem há muitos anos ajudando a cuidar da família.
Brian poderá desfrutar de toda a sua família e amigos e continuar a trabalhar nos projetos atuais, bem como participar de quaisquer atividades que escolher".