O POA Jazz Festival será realizado pela segunda vez no ano. Desta sexta-feira (24) a domingo (26), a oitava edição do evento levará músicos nacionais e internacionais ao Centro de Eventos do BarraShoppingSul (veja a programação completa e detalhes sobre ingressos ao final do texto).
A sétima edição do festival ocorreu em março, mas originalmente estava prevista para novembro de 2022. No entanto, atrasos nos repasses da Lei Rouanet empurraram o evento para este ano. Após cinco shows do Preview (versão pocket do POA Jazz), de setembro a novembro no Instituto Ling, chegou a vez da edição de 2023.
Reconhecido no calendário cultural da cidade, o POA Jazz chega consolidado a sua oitava edição. Conforme Carlos Branco, curador e produtor-executivo do festival, a cidade abraçou o evento.
— É um festival muito querido na cidade, um dos maiores de jazz no Brasil. As pessoas estão sempre perguntando quando vai ser — destaca Branco. — O fato de ser em um lugar diferente de outros eventos culturais em Porto Alegre mostra que é uma escolha muito boa, que se adaptou muito bem àquele formato de plateia com gastronomia.
Além da música, o festival traz bares com comidas e bebidas, drinques de cafés e artistas plásticos produzindo obras ao vivo. Também há venda de discos de jazz, entre outros produtos.
Desta vez, o festival irá recuperar duas apresentações que foram prejudicadas pela falta de luz na sétima edição, começando pelo The Jazz Passengers, que abre o evento na sexta. Com a queda de luz que ocorreu na Zona Sul em março, o grupo se apresentou de forma acústica, sem qualquer sonorização, animando o público presente. O projeto promete uma apresentação de clássicos do bebop e do hard bop.
Por ter uma proposta mais elétrica, a baixista Ana Karina Sebastião não conseguiu tocar na ocasião. Ela será atração neste sábado acompanhada de seu quarteto, trazendo um jazz puxado para o funk. Ana já foi integrante da banda do programa Conversa com Bial, na TV Globo, e gravou com nomes como Maria Gadú, Chico César, Arrigo Barnabé, Elza Soares, Almir Sater e Liniker, entre outros.
Local, nacional e internacional
Branco frisa que o festival costuma promover uma diversidade de estilos e tendências do jazz, realizando uma mistura de artistas internacionais, nacionais e locais. Entre os representantes gaúchos está o violonista Gabriel Selvage, que subirá ao palco acompanhado de Thiago Espírito Santo (contrabaixo) e Kabé Pinheiro (percussão) nesta sexta. Aos 35 anos, ele se consolidou como uma referência da música instrumental no Estado, tendo vencido o Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Interprete Instrumental em 2018.
Ainda entre as atrações locais, a banda de câmara Tum Toin Foin se apresenta no segundo dia. Comandada pelo compositor e pianista Arthur de Faria, o projeto explora os limites entre o erudito e o popular. O terceiro e último dia terá a abertura do flautista e saxofonista Cleômenes Junior com seu sexteto. Destaque da cena instrumental independente gaúcha, além de integrar a aclamada banda Trabalhos Espaciais Manuais, o show do músico deve transitar por diferentes vertentes musicais, como reggae, rap, funk, dub, samba e jazz, além de ser calcado em grooves dançantes.
Dos nomes nacionais, além de Ana Karina Sebastião, haverá a pianista e arranjadora carioca Ana Azevedo com seu trio no domingo. Mestre em música pela UFRJ, ela já tocou com nomes como Rio Jazz Orchestra, Robertinho Silva, Bruce Henry, Azymuth, Barrosinho e Roberto Menescal, além de atualmente escrever arranjos para a Orquestra Sinfônica Brasileira. Jorginho Neto Collective encerrará o festival no último dia. Reunindo um time de instrumentistas experientes da cena paulista, o trombonista e seus companheiros promovem uma mistura suingada do jazz com o funk.
Pelo lado internacional, a primeira noite do POA Jazz terá como atração o duo formado pelos pianistas Ray Lema (Congo) e Laurent de Wilde (França), que mistura música africana, clássica e jazz. Aliás, os dois vão ministrar um workshop no Instituto Ling nesta quinta-feira (23), a partir das 14h30min. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo site do Instituto Ling.
No sábado, será a vez do trio espanhol Sumrrá, que o curador do evento classifica como trabalho "de altíssima qualidade".
— Faço curadoria de festivais há muitos anos e, realmente, fiquei muito surpreso ao ver esses espanhóis ao vivo — garante Branco. — É um show incrível. É um jazz experimental, mas não é chato, é uma coisa que flui muito bem. Acho que o público vai adorar.
8º POA Jazz Festival
Nesta sexta-feira (24)
- The Jazz Passengers (Brasil)
- Gabriel Selvage (Brasil)
- Lema & De Wilde (Congo/França)
Sábado (25)
- Arthur de Faria & Tum Toin Foin (Brasil)
- Sumrrá (Espanha)
- Ana Karina Sebastião (Brasil)
Domingo (26)
- Cleômenes Jr Sexteto (Brasil)
- Ana Azevedo Trio (Brasil)
- Jorginho Neto Collective (Brasil)
Local, horários e ingressos
- Nesta sexta e sábado, a partir das 20h, e domingo, a partir das 19h, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Noticias, 300), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 110 por dia, sendo que o passaporte para o festival inteiro custa R$ 264, à venda na plataforma Sympla.