Gaúcho que conquistou o Brasil, o Meca retorna a Porto Alegre neste sábado (21) para uma edição inédita no Instituto Caldeira, batizada de Meca (Caldeira). A programação inicia às 10h30min e vai até as primeiras horas da madrugada, mesclando shows musicais e talks com personalidades que se propõem a pensar soluções para o futuro global. As atividades culturais ocuparão parte da Rua Frederico Mentz e a Travessa São José, no entorno do Caldeira, enquanto a programação formativa ocorrerá dentro da sede do Instituto (Tv. São José, 455). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ingresse.
O line-up musical contempla diferentes estilos e une nomes que já conquistaram o mainstream a figuras que ainda despontam das diferentes cenas alternativas, mantendo a tradição do Meca de reverenciar veteranos e apresentar novatos. Assim, artistas consagrados na música brasileira, como Gaby Amarantos, Os Mutantes, Johnny Hooker e Alto da Maravilha (Antônio Carlos & Jocafi com Russo Passapusso), compartilharão o palco montado em frente ao Instituto Caldeira com promessas como Julia Mestre, a banda porto-alegrense Dingo, o grupo argentino Perotá Xingó, a canadense de origem haitiana Mélissa Laveaux e a mexicana Silvana Estrada, entre outros.
— Acho que o line-up representa bem o "jeitinho Meca", esse jeitinho que mistura muitas coisas — avalia Hellene Hoy, Chief Marketing Officer (CMO) do Meca. — Para esta edição em especial, também fizemos questão de ressaltar a conexão entre os países da América Latina, que sabemos ser muito forte no Sul. Estamos felizes por poder trazer atrações internacionais para a rota de Porto Alegre, que nos últimos anos não tem recebido tantas opções.
O escopo formativo do festival também foi pensado para reunir nomes de peso e de diferentes nacionalidades no "line-up". O headliner é o britânico Charles Watson, educador, pesquisador e palestrante conhecido por seu humor ácido e provocações desconcertantes. Ele apresentará, entre 18h30min e 20h30min, a palestra interativa Iridium Anomaly, por meio da qual explica como seus conceitos de "criatividade promíscua", "fronteiras permeáveis" e "transiência permanente" podem ajudar a lidar com as imprevisibilidades do mundo.
A área de talks ainda contará com uma palestra de Monique Evelle, empresária, fundadora da Inventivos e conhecida por participar do programa Shark Tank Brasil, como investidora. Ao longo do dia, a programação formativa também terá nomes como Marcelo Lobianco (CEO da Fast Company), Juan Pablo Boeira (PhD em inteligência artificial), Cris Naumovs (consultora de criatividade, inovação e comunicação na Apegos Inc.) e Theo Van der Loo (ex-CEO da Bayer no Brasil).
Reposicionamento
O Meca (Caldeira) integra o projeto de reposicionamento que vem sendo idealizado pelo Meca ao longo deste ano, a partir de edições que, tal qual a deste sábado, misturam fortes line-ups culturais e formativos. O projeto nasceu em 2010 como um festival de música alternativa em Xangri-lá, no litoral gaúcho, mas há tempos deixou de ser apenas de música. A intenção futura é explorar cada vez mais as múltiplas vertentes do Meca, conforme a CMO Hellene Hoy.
— Muitos festivais de música estavam surgindo e pensamos em como poderíamos ir na contramão disso, até porque sempre fomos mais do que um festival. Resolvemos, então, colocar ainda mais luz sobre algo que a gente já fazia — explica Hellene. — Passamos a olhar para esse palco de talks como um palco tão importante quanto o musical, pensar em nomes de peso, pensar em headliners... E vemos, pela recepção, que a galera está realmente interessada em discutir o futuro e ouvir essas pessoas que estão transformando o amanhã no hoje.
Nesse sentido, o Instituto Caldeira surgiu como o local perfeito para abrigar a edição que marca o retorno do Meca a Porto Alegre. O espaço está consolidado como um dos principais hubs de inovação do país, mas ainda é pouco conhecido e frequentado pelo público da Capital.
O combo que tem tudo a ver com o Meca, que é conhecido por ocupar locais pouco convencionais e para os quais se deseja chamar atenção — o festival já realizou edições em espaços como um aeroporto militar e uma estação de trem desativada, além da tradicional edição no Inhotim, em Minas Gerais.
— Sempre que chegamos a uma cidade, mapeamos os espaços que a gente pode potencializar. E o Caldeira é um desses espaços — avalia Hellene Hoy. — Quando falamos sobre a edição em Porto Alegre, as pessoas sugeriram que fosse no Cais Embarcadero. Muitos eventos estão acontecendo ali e isso é incrível, mas o "jeitinho Meca" é desafiar a rota e ajudar a trazer vida para uma região onde as pessoas não necessariamente estariam indo. Estamos felizes por poder levar o evento para o Caldeira e também por poder ocupar as ruas do entorno.
A ocupação deve encerrar por volta das 2h de domingo (22). O último show da noite será da banda argentina Onda Vaga, que sobe ao palco à 1h20min, encerrando a maratona de mais de 12 horas de imersão em música, cultura e conhecimento.
Confira a programação musical completa:
- 11h40min - As Aventuras
- 12h40min - Mélissa Laveaux
- 13h40min - Julia Mestre
- 14h40min - L'Homme Statue
- 15h50min - Silvana Estrada
- 17h00min - Perotá Chingó
- 18h20min - Alto da Maravilha
- 19h40min - Os Mutantes
- 20h50min - Johnny Hooker
- 22h00min - Getúlio Abelha
- 23h00min - Gaby Amarantos
- 00h10min - DINGO
- 01h20min - Onda Vaga
Confira a programação de palestras:
- 10h30min-11h - Abertura
- 11h-11h45 - Robôs à Vista! Preparando Organizações e Humanos para serem à prova de Futuro (com Juan Pablo Boeira)
- 12h-12h45min - Como a inovação acontece? (com Marcelo Lobianco)
- 13h-13h45min - Reflexões de um ex-CEO sobre diversidade e ações relacionadas à inclusão racial nas empresas (com Theo Van der Loo)
- 14h-14h45min - Marketing de Influência é para todo mundo? (com Nohoa Arcanjo)
- 15h-15h45min - O potencial transformador da juventude em ecossistemas de inovação e tecnologia (com Felipe Amaral e Greg Manne)
- 16h-16h45min - Contar histórias hoje: comunicação, redes sociais e narrativas do cotidiano (com Deborista e Tobias Carvalho)
- 17h-18h - Diferença entre sonhadores e empreendedores (com Monique Evelle)
- 18h30min - 20h30min - Creative Masterclass por Charles Watson: Iridium Anomaly
Ingressos
- Disponíveis na plataforma Ingresse, a R$ 420 (inteiro) e R$ 210 (meia-entrada e meia-entrada cultural, mediante doação de livro)