Com 10 anos de carreira no samba e passagem pelo The Voice Brasil em 2019, a porto-alegrense Maria Luiza está pronta para transformar o Mercado Público da Capital em uma grande festa: nesta terça-feira (24), às 19h, rola a gravação do primeiro DVD, Pagode da Malu, com entrada franca.
A apresentação da guria de 25 anos — que viralizou nas redes sociais e hoje é a artista de samba e pagode mais ouvida do Rio Grande do Sul nas plataformas digitais — está recheada de participações especiais: o cantor e compositor Rodriguinho (atual empresário de Malu), Mr. Dan, As Pagodeiras e o grupo gaúcho Chocolate.
Neste bate-papo, a artista fala sobre as suas inspirações na música e os próximos passos na carreira.
Entrevista com Malu
Como surgiu a ideia de gravar um DVD no Mercado Público?
Acho importante inovar. Nunca foi gravado um DVD no Mercado Público de Porto Alegre, então vimos uma ótima oportunidade de, além de entregar um show gratuito com atrações nacionais para o povo gaúcho, ainda registrar tudo, como forma de gratidão e respeito ao lugar de onde eu vim.
Qual é a principal dificuldade e também a melhor coisa em ser mulher no meio do pagode?
A principal dificuldade ainda é a falta de oportunidades. São poucas as portas que se abrem para mulheres no pagode, porque até então o segmento era dominado por homens. Para mim, a melhor coisa é poder servir de inspiração para meninas que estão começando na música, abrir espaço para tantas que ainda virão e encorajar mulheres a seguirem seus sonhos. Lugar de mulher é onde ela quiser, e estamos cada dia mais conquistando nosso espaço.
Como foi fazer a transição do samba e da MPB para o pagode?
Desafiadora, recomecei praticamente do zero! O artista precisa de três coisas básicas: bom desempenho musical, um show preparado e relacionamentos no mercado. Foram meses de estudo, preparação da voz e performance, montagem da nova banda, ensaios e novas conexões com colegas até surgir o Pagode da Malu como ele é hoje.
Quem são as suas referências no meio artístico?
Beth Carvalho (1946-2019), Arlindo Cruz e Ferrugem fazem parte da lista. Hoje, a maior delas é Rodriguinho porque ele é, além de meu produtor musical, meu empresário. A ideia é caminhar ao lado dele nos próximos anos e, para isso, é importante estarmos na mesma batida.
Quais são os planos para o futuro, pós-gravação do DVD?
O sonho é me tornar uma das vozes mais conhecidas do país. Se Deus permitir e o Brasil aprovar, vai acontecer! Para isso, vamos ter muito trabalho pela frente. Acompanhem os próximos capítulos!
Pagode da Malu
- O quê: gravação do DVD Pagode da Malu
- Quando: terça-feira (24), às 19h
- Onde: Mercado Público de Porto Alegre (Largo Jornalista Glênio Peres, 1)
- Quanto: de graça, com retirada de ingressos na plataforma Sympla