O grupo norte-americano The Killers publicou um pedido de desculpas nesta quarta-feira (16) após convidar um fã russo para subir ao palco e tocar bateria durante uma apresentação na Geórgia, país da região do Cáucaso. No show, o convite resultou em uma série de vaias da plateia devido ao complicado relacionamento do território com Moscou.
"Não tínhamos a intenção de incomodar ninguém e pedimos desculpas", publicou a banda no Facebook. O grupo declarou estar "ao lado" da Geórgia, ex-república da União Soviética e vizinha da Rússia, tendo em vista o longo histórico de conflitos entre os países. Em 2008, por exemplo, tropas russas invadiram a região georgiana. Com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, exilados russos passaram a ser recebidos pela Geórgia, uma ação que provocou novas tensões.
O show ocorreu na terça-feira (15). Em um vídeo publicado nas redes sociais, o líder da banda, Brandon Flowers, aparece chamando um espectador para subir ao palco durante a performance.
— Esse cara é russo. Vocês concordam com um russo se juntando a nós? — pergunta o músico, antes de receber a reprovação do público. —Não enxergam que ele é um de seus irmãos?
Diante da situação, os espectadores iniciaram as vaias, enquanto outros abandonaram a apresentação.
Os organizadores da Black Sea Arena, local onde ocorreu o show, também se desculparam. "Entendemos os sentimentos dos espectadores", declararam. "O comportamento do artista no palco não reflete a posição da Black Sea Arena", acrescentaram.
Após o incidente, o grupo de rock georgiano LOUDspeakers, que foi a banda de abertura do evento, declarou-se "desapontado" nas redes sociais, chamando a Rússia de "inimiga e ocupante".
Confira a nota da banda The Killers:
"Bom povo da Geórgia, nunca foi nossa intenção ofender ninguém! Temos uma tradição de longa data de convidar as pessoas para tocar bateria. Do palco, parecia que a resposta inicial da multidão indicava que o público estava bem com a participação do membro no palco conosco. Reconhecemos que um comentário, que sugere que todo o público e fãs do The Killers são 'irmãos e irmãs' pode ser mal interpretado. Não foi nossa intenção incomodar ninguém e pedimos desculpas. Estamos com vocês e esperamos voltar em breve." - The Killers