"Eu sei, tudo pode acontecer" — inclusive a volta do Papas da Língua. Em hiato desde 2019, após a saída do vocalista Serginho Moah, a banda porto-alegrense voltará a se reunir com a formação original para a primeira edição gaúcha do Festival Turá, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital.
O anúncio do reencontro foi feito na terça-feira (27), junto da divulgação do line-up do festival. A estreia do Turá no Rio Grande do Sul contará com shows de Caetano Veloso, Emicida, Baco Exu do Blues, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Duda Beat, Marina Sena, Francisco, el Hombre, Jup do Bairro, Bloco da Laje, Bloco Império da Lã e, é claro, Papas da Língua.
Serginho Moah, Leo Henkin, Zé Natálio e Fernando Pezão falaram sobre o retorno do Papas ao programa Timeline Gaúcha nesta quarta-feira (28). Os músicos explicaram que o fim da banda se deu de forma tranquila, a partir do desejo manifestado por Moah de seguir carreira solo e que a decisão de retornar também foi tomada com serenidade.
— A gente nunca brigou, a gente não se odeia, nunca tivemos nada disso. Acho que é o aspecto mais forte, porque vemos toda hora isso acontecer com bandas. Mas para nós, não havia nenhum impedimento (para o retorno) — comentou Serginho Moah.
A ideia de reunir a banda partiu do próprio Festival Turá, que fez a proposta do reencontro aos integrantes do Papas da Língua. Contudo, o evento não deve ser o único palco a receber a banda: apesar de ainda não terem nenhuma outra agenda definida, como contaram, os músicos pretendem seguir se apresentando juntos também após o festival.
Questionados sobre a possibilidade de se apresentarem no Planeta Atlântida 2024, os artistas entoaram os versos de Eu Sei, brincando que "tudo pode acontecer". Mas foi Lua Cheia a canção escolhida por Moah, Henkin, Zé Natálio e Pezão para marcar o reencontro. Os quatro interpretaram a música ao vivo na Rádio Gaúcha, após quatro anos sem tocarem juntos — depois, a pedidos, também cantaram Eu Sei, que foi tema da novela Páginas da Vida.
Até o reencontro no palco do Turá, serão quatro meses de preparação. A banda ainda não definiu como será o show, mas já está consciente de que a escolha sobre o que entrará no repertório não será fácil.
— O que a gente tem é o Turá. Até lá, temos de retomar a nossa vida como banda, discutir o conceito do que vai ser esse show, discutir o repertório. Ainda não sabemos o tamanho do show, se vai ser uma hora. Temos de ver o que vai entrar aí... — disse Leo Henkin.
— Vamos ter de fazer um medley (risos) — completou Moah. — A primeira coisa é a questão dos hits mesmo, né, cara. Tem de ter, não adianta.
Entre os sucessos do Papas da Língua estão também canções como Blusinha Branca, Vem Pra Cá, Sorte e Disco de Rock. Além de fazer shows por todo o Brasil, ao longo de seus quase 30 anos de existência, a banda se apresentou em países como Estados Unidos, Portugal, França, Argentina, Áustria, Espanha, Angola, Uruguai e Paraguai.
A apresentação no Turá, conforme adiantado pelos músicos, ocorrerá no primeiro dia do festival, em 18 de novembro. Os primeiros ingressos para o evento estarão disponíveis nesta quarta-feira em pré-venda exclusiva para clientes do Banco do Brasil, com valores a partir de R$ 200 (meia-entrada) para os dois dias.
Os ingressos da pré-venda ficam disponíveis até 3 de julho pelo site (com taxa de conveniência) e na PUC Store (Av. Ipiranga, 6.681), bilheteria física onde não é cobrada taxa de conveniência. A venda geral terá início na próxima segunda (3), nos mesmos pontos de venda.