Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos na noite de segunda-feira (5). Em 1965, a cantora brasileira se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano por Garota de Ipanema, com Stan Getz, na versão em inglês. A cantora acabou se tornando a voz da bossa nova no Exterior.
A notícia da morte foi compartilhada no Facebook pela nora dela, Adriana Magalhães Hoineff, por meio de uma publicação feita pela neta, Sofia Gilberto, no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.
"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa", diz o texto.
Astrud nasceu em 1940 em Salvador, na Bahia, filha de uma brasileira com um alemão. A família se mudou para o Rio de Janeiro em 1947. Amiga próxima de Nara Leão, ela se casou com João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, em 1959. Eles tiveram um filho, João Marcelo Gilberto, 63 anos, pai de Sofia, do casamento com Adriana.
A artista iniciou a carreira em 1960 e se mudou com o marido para os Estados Unidos em 1963, mesmo ano em que participou do álbum Getz/Gilberto, parceria do brasileiro com o saxofonista americano e com arranjos de Tom Jobim. O disco inclui a versão emblemática de Garota de Ipanema e foi um grande sucesso. Ela ainda foi indicada ao Grammy de melhor performance feminina e artista revelação pelo álbum. Astrud e João Gilberto se separaram em 1964. No ano seguinte, ela lançou o primeiro trabalho solo dela, The Astrud Gilberto Album.
Do casamento com Nicholas Lasorsa nasceu o segundo filho, Gregory Lasorsa. Ambos os filhos trabalharam com a cantora. Marcelo foi baixista em um sexteto formado por Astrud, além de atuar como road manager, técnico de som e assistente pessoal da mãe. Já Gregory foi empresário da artista. Os três criaram a empresa Gregmar Productions em 1990.
Ao longo da carreira, a artista somou 18 discos, sendo o último, The Diva Series, lançado em 2003 em diversos idiomas.