O rapper DumDum, do grupo Facção Central, morreu nesta sexta-feira (12), em São Paulo, aos 54 anos. O artista estava internado havia mais de um mês após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), em 6 de abril.
A confirmação da morte de DumDum foi feita por meio de uma postagem nos stories do perfil oficial do Facção Central. "DumDum acabou de falecer. O velório será aberto ao público. Em breve, informações", diz o texto. Posteriormente, uma nota oficial foi publicada, mas outros detalhes ainda não foram divulgados.
DumDum passou por uma cirurgia um dia após ser levado ao hospital, de acordo com nota publicada no perfil do Facção Central. A equipe da banda vinha compartilhando atualizações sobre o estado de saúde do rapper. Na última postagem, em 28 de abril, o comunicado informava que ele havia sofrido uma hemorragia e estava sedado. Havia previsão de que ele passasse por nova cirurgia na semana passada.
DumDum era o apelido de Washington Roberto Santana, no entanto, era chamado desde a infância pela alcunha, criada pela avó dele. Antes de entrar para o mundo da música, ele se envolveu com o tráfico de drogas e chegou a ser preso.
O grupo Facção Central foi formado em São Paulo no final dos anos 1980, passou por diversas formações e lançou álbuns como Juventude de Atitude (1995), Estamos de Luto (1998), Versos Sangrentos (1998), A Voz do Periférico (2015) e Inimigo Nº1 do Estado (2020). Entre as músicas mais conhecidas estão Isso Aqui é uma Guerra, Desculpa Mãe e Eu Não Pedi Pra Nascer.