Os fãs estavam pedindo, e a Vera Loca atendeu: neste sábado (22), a banda fará um show elétrico — ou seja, sem ser acústico, como foram as últimas apresentações dos músicos. O encontro será no Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834), com abertura da casa às 22h — o show começa às 23h30min —, e terá como objetivo apresentar para o público o décimo álbum do grupo, Mais que na Hora.
O novo disco conta com oito faixas inéditas e, ao contrário dos trabalhos anteriores da banda, foi totalmente gravado a distância, adaptando-se aos momentos críticos da pandemia de covid-19 para conseguir desenvolver o projeto. Mesmo com as limitações, os artistas ficaram satisfeitos com o resultado e acreditam que novos clássicos podem surgir deste projeto.
— Foi a primeira vez que cada um gravou a sua parte do disco em sua própria casa. Cada um tem os equipamentos necessários. E acabou ficando impressionante, muito legal. Está soando muito bem, e o fato também da gente estar juntos há 21 anos faz com que a gente já saiba o que o outro vai fazer. Fomos colocando aquilo que estávamos sentindo na hora, e o resultado foi fantástico — explica o vocalista Fabrício Beck.
Essa sintonia do cantor com Felipe "Mumu" Bortholuzzi no baixo, Diego Dias no teclado, Hernán González na guitarra e Luigi Vieira na bateria, que sempre foi vista — ou melhor, ouvida — nas músicas da Vera Loca, também pode ser encontrada nas faixas inéditas do álbum. Elas trazem diversas semelhanças auditivas com os trabalhos anteriores da banda — como a brasilidade e o groove acentuado —, mas também novos elementos, principalmente nas letras.
— No nosso disco anterior de inéditas, noto que as letras tinham muitos verbos no imperativo, tipo "faça isso", dizendo como tinha que se sentir ou agir. Já esse está bem mais parecido com aquele cuidado que a gente tinha no começo, quando a gente não escrevia em primeira pessoa. Saiu muito ao natural, um retrato do momento que a gente estava passando — detalha Beck.
Um dos destaques do disco é a música Leve Suas Mágoas, que foi composta por Diego Dias em parceria com Rodrigo Fischmann, vocalista da banda Dingo (ex-Dingo Bells). Na faixa, os artistas passam uma mensagem de respirar antes de agir, entendendo a si mesmos e ao entorno, conversando com os anos complexos pelos quais o mundo inteiro passou: "Antes de lavar a roupa suja, lave a louça/ Não fuja da loucura, apenas te ouça/ Acalma, suspira, relaxa, não pira/ Atente-se aos fatos antes de quebrar os pratos".
Celebração
Mais que na Hora não será tocado na íntegra no show deste sábado no Opinião, mas Leve Suas Mágoas estará lá — inclusive, com participação de Fischmann —, além de mais duas ou três canções, como Tudo Bem, composição do próprio Beck com Mumu. O restante da apresentação trará os grandes sucessos da banda, como Borracho y Loco, Grafitti e Cuidado Ana.
— É complicado não tocar as mais pedidas nos shows. É exigência do público. Então, a gente não pretende deixar nenhuma dessas músicas de fora — reforça o vocalista.
O grupo, que no ano passado comemorou os seus 20 anos de trajetória, reafirmou a sua importância para a música do Estado. A Vera Loca tocou, por exemplo, no show dos 250 anos de Porto Alegre na beira do Guaíba, lotou três sessões no Theatro São Pedro com seu show acústico e lançou a cerveja Borracho y Loco. A celebração seguiu em 2023, com a banda abrindo o Planeta Atlântida, e percorreu Brasil, Argentina e Uruguai em turnê.
Das apresentações no São Pedro, será lançado, ainda neste ano, um projeto audiovisual, mostrando a desenvoltura dos músicos acompanhados por instrumentos de cordas, como violino e cello. Neste registro, o público presente é de gerações distintas, mas todos com as músicas da banda na ponta da língua.
— Percebo que estamos no nosso melhor momento. A gente vem dizendo isso tem alguns anos e continua. Seguimos evoluindo e crescendo. E é muito gratificante ver as pessoas, hoje em dia, dizendo que os pais apresentaram a Vera Loca e, depois disso, se tornaram fãs. E fazer show no Opinião é sempre muito especial, porque é que nem estar em casa — finaliza Beck.
Vera Loca
- Neste sábado (22), às 23h30min, no Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre. A abertura da casa ocorre às 22h.
- Classificação: 18 anos.
- Ingressos: em terceiro lote a R$ 130 (inteiro) ou R$ 70 (solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante sobre o valor do ingresso inteiro.
- Ponto de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611 – loja 249), das 10h às 22h. Ponto de venda com taxa: pelo site sympla.com.br.