A agência que administra o grupo de k-pop Loona anunciou nesta sexta-feira (25) que a integrante Chuu foi expulsa da banda sul-coreana. Em nota, a Blockberry Creative disse que a artista cometeu abuso de poder e verbal contra membros da equipe.
"Recentemente, houve relatos de abuso de poder, incluindo abuso verbal, por parte de Chuu contra funcionários da empresa. A investigação confirmou a veracidade desses relatórios. A liderança da empresa está se desculpando e oferecendo consolo à equipe, e a empresa decidiu assumir a responsabilidade expulsando Chuu do Loona."
A empresa não entrou em detalhes sobre o que teria ocorrido, mas afirmou que os funcionários "sofreram grandes danos com esse assunto" e disse que irá auxiliá-los "na recuperação e no tratamento" para que possam "retornar à rotina normal". A banda também pediu desculpas aos fãs.
Um dos grupos mais conhecidos de k-pop, o Loona já vinha se apresentando com sua turnê mundial sem a participação de Chuu. Em março, foi noticiado que ela havia entrado com um processo pedindo a suspensão de seu contrato com a agência e, mais recentemente, surgiram boatos de que ela havia montado a própria agência.
"Muitas histórias circularam neste ano sobre Chuu no Loona, mas a companhia e os membros do Loona passaram esse tempo sem expressar qualquer perspectiva sobre o assunto para evitar problemas, por preocupação com o desenvolvimento do grupo e preocupação dos fãs", disse o comunicado.
Em resposta, os fãs protestaram nas redes sociais do grupo, afirmando que a cantora estava sendo retaliada por lutar por direitos trabalhistas. "Vocês são imundos. Calar e expulsar o rosto do grupo porque ela luta por direitos trabalhistas é o mínimo de respeito? Vocês vão continuar tratando como lixo as outras 11 meninas, elas não merecem esse tratamento de me*** de vocês. Eu estou indignada!", escreveu uma seguidora.
Uma das responsáveis pela websérie Chuu Can Do It defendeu a artista das acusações feitas pela Blockberry Creative em uma postagem no Instagram. "Mesmo quando era cansativo para Jiwoo (nome de batismo de Chuu) , ela era alguém que se preocupava com os funcionários quando eles não eram pagos. (…) Todos sabemos que ela não recebeu os devidos cuidados", escreveu.
O comunicado não foi publicado nas redes sociais de LOONA e tampouco pelos perfis da Blockberry Creative. O texto foi divulgado pelo site privado de fãs-clubes, LOONA Fancafe Oficial.