O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, já está com quase tudo pronto para receber o Rap in Cena, o maior festival do gênero do país. Onde, no mês passado, viam-se piquetes e gaudérios, agora está montada uma estrutura gigantesca para a apresentação de mais de 60 atrações nacionais, que ficarão divididas em três palcos — World, o Grillz e o Bronx.
A Freak House, empresa responsável pelas montagens dos palcos de grandes eventos, como Mundo, do Rock in Rio, é quem está cuidando dos espaços World — o principal — e o Grillz. E para Filipe Bizorro, o fundador da empresa, o grande diferencial — e, também, o principal desafio técnico — é que o Rap in Cena conta com uma grande variedade de artistas, que vão se intercalar no palco, sem interrupção.
— A montagem dos palcos está sendo, também, um aprendizado, porque é um festival com muitas atrações, no formato dos grandes festivais gringos de rap. Estamos tentando suprir todas as necessidades do artista, deixando o cara fazer o show dele o mais completo possível — relata Bizorro.
Para se ter noção da grandiosidade, apenas para a montagem do palco World, a Freak House levou para o Harmonia nada menos que sete carretas de nove metros de comprimento recheadas de equipamentos — foram três com estruturas de aço, duas com equipamentos de som e outras duas com a iluminação.
Cerca de 150 pessoas estão trabalhando para deixar toda esta estrutura de pé — e o trabalho é reforçado, visto que o palco suporta até 20 toneladas, somando equipamentos e artistas. Vale destacar que equipamentos e músicos estarão protegidos da chuva, possibilitando que o evento aconteça normalmente.
Entre as atrações confirmadas, estão Racionais MC's, Cartel MC's, ConeCrewDiretoria, DK47 e Da Guedes. Como os shows acontecem já no sábado (15) e no domingo (16), toda a estrutura foi montada na quinta-feira (13) e, nesta sexta-feira (14), estão sendo realizados testes e ajustes, para que tudo esteja nos conformes para as apresentações.
Responsável pela montagem de palcos de grandes artistas do rap, Bizorro ressalta que, em questão de festivais, com os quais ele também tem grande experiência, o Rap in Cena é o maior deles.
— A quantidade de equipamentos é muito grande, muito completo, tem bastante complemento de vídeos e efeitos, mas, agora, acho que o grande diferencial do festival é realmente a quantidade de atrações e a forma que é um show atrás do outro. Começa às 11h e vai até quase meia-noite, sem parar — complementa.
E para atender os esperados 15 mil espectadores que devem passar em cada dia do evento, o Rap in Cena ainda contará com 300 seguranças, 1.200 vagas de estacionamento, quatro pontos de alimentação, cinco ilhas de banheiros, um ambulatório e três ambulâncias — uma UTI, uma básica e uma de rápida remoção.