A empresa alemã de equipamentos esportivos Adidas encerrou sua colaboração com o rapper americano Kanye West, também conhecido como Ye, depois de seus comentários antissemitas das últimas semanas, anunciou a empresa nesta terça-feira (25).
"Após uma análise profunda, a sociedade tomou a decisão de encerrar imediatamente a colaboração com Ye", declarou o grupo em um comunicado. "A Adidas não tolera o antissemitismo, nem qualquer outra forma de discurso de ódio", acrescentou.
A empresa havia dito no início deste mês que estava revisando seu relacionamento com West, depois que ele apareceu em um desfile de moda em Paris vestindo uma camiseta estampada com a frase White Lives Matter (vidas brancas importam, em português).
A frase é uma reação de grupos de extrema direita e supremacistas brancos nos Estados Unidos ao movimento Black Lives Matter, que protesta contra o racismo.
Depois, West foi banido do Twitter e do Instagram por postar uma mensagem ameaçadora contra a comunidade judaica.
A Adidas ressaltou que é "a única proprietária de todos os direitos de design dos produtos existentes (...) no âmbito da associação", antecipando uma possível batalha judicial com o músico.