A turnê pelo Brasil da banda norte-americana NLM, que realizaria um show em Porto Alegre nesta sexta-feira (24), vem dando o que falar após vídeos da passagem do grupo por São Paulo viralizarem no Twitter. Por conta da polêmica, as bandas de rock Scalene e Cefa, que abririam a apresentação da NLM na Capital, anunciaram o cancelamento de suas participações.
Conforme relatos compartilhados na rede social pela produtora de conteúdo Gabriela Cavalheiro, a turnê da NLM, que é gratuita em todas as cidades e atrai o público por contar com a participação de bandas brasileiras famosas, é divulgada como uma noite de shows convencional, sem deixar claro que, na verdade, tem caráter religioso cristão. Até que a apresentação comandada pela banda americana vira uma "pregação" com direito à encenação de um suicídio.
A Scalene chegou a abrir o show do grupo norte-americano em São Paulo — o mesmo que acabou por viralizar no Twitter. Em nota, a banda brasileira disse não ter conhecimento do que aconteceria durante a apresentação.
"Passamos os últimos dias conversando com as várias bandas convidadas para a turnê do NLM aqui no Brasil. É indignante como ninguém estava ciente do que aconteceria nos shows. Os responsáveis pelas casas de show também não, até onde pudemos averiguar. Sabíamos que a banda tinha uma mensagem religiosa, mas foi omitida de todo o mundo a forma, conteúdo e intuito da turnê deles no nosso país. Bem como todo o histórico desse projeto. Pedimos desculpas aos fãs que ficaram, depois que tocamos, para o show deles aqui em SP", diz o comunicado.
Conforme a Scalene, a apresentação que ocorreria nesta sexta-feira em Porto Alegre foi cancelada. Já o show de Florianópolis foi mantido pela banda na mesma data e local, ainda de forma gratuita, mas sem a participação da NLM, somente com a Scalene.
A Cefa, que também participaria do evento na capital gaúcha, informou que não realizará este e outros shows com a NLM. "Infelizmente, resolvemos cancelar a nossa participação na tour junto com o NLM pelo Sul nesta semana. Conversamos muito sobre essa situação e devido a coisas que estão fora do nosso alcance, não nos sentimos confortáveis em realizar esses shows", afirmou a banda, em nota.
Procurada pela reportagem de GZH, a casa noturna Be You Club (Av. Cristovão Colombo, 772), onde o show de Porto Alegre seria realizado, confirmou o cancelamento das apresentações da Scalene e da NLM. Conforme comunicado, representantes do local foram informados na segunda-feira (21) "sobre um desentendimento entre as bandas, causando a inviabilidade do evento".
"Tentamos conversar e viabilizar o show, mas sem sucesso, por falta de tempo e dificuldade na logística", acrescentou a casa noturna. A nota ainda ressalta que a Be You Club não havia sido comunicada sobre o caráter religioso do show da banda norte-americana. "Só ficamos sabendo ontem (segunda) através do produtor do evento, quando nos foi comunicado a situação e consequentemente o cancelamento."
Polêmica
A polêmica veio à tona quando Gabriela Cavalheiro compartilhou no Twitter sua experiência no show da banda NLM realizado em São Paulo. Nos mesmos moldes que em outras cidades pelas quais a turnê passou e ainda passaria, a apresentação foi anunciada como um show "normal" e atraiu o público por ser gratuita e reunir nomes conhecidos do rock brasileiro, mas acabou transformando-se em uma performance religiosa que incluiu até mesmo um caixão de led.
No evento de São Paulo, além da Scalene, também subiu ao palco a Sebastianismos. Segundo a internauta, os shows das bandas brasileiras ocorreram normalmente, até a apresentação da NLM. Gabriela contou que o show do grupo iniciou de forma performática, com dançarinos, artistas circenses, malabares com fogo e cerca de 10 pessoas no palco, mas nada de "anormal". Até que, conforme ela, a banda iniciou uma encenação na qual um dos membros fingia cometer suicídio com uma forca e adentrava o caixão colocado no palco.
"O vocalista começa a falar coisas extremamente destrutivas que eu não quero postar aqui porque me deu um belo de um gatilho", detalhou Gabriela. Ainda segundo o relato, o mestre de cerimônias da banda foi até o meio da plateia e começou a falar que "todos somos especiais, as coisas não são por acaso, existe uma forma de se salvar da escravidão e essa forma é encontrar Jesus", em inglês, com tradução simultânea.
A internauta relatou que grande parte do público foi pega de surpresa e opinou que a "performance" feita pela banda poderia desencadear gatilhos emocionais no público. "Não tô falando que o problema é a banda ser cristã — longe disso — mas é no mínimo antitético esconder as reais intenções de uma turnê e enganar o público (e quiçá até as bandas envolvidas), além do lance da escravidão e do suicídio", escreveu.
Diante das críticas, na manhã desta quarta-feira (22), a NLM publicou em seu perfil no Instagram um pedido de desculpas ao público brasileiro, em português. "Nós entendemos que muitas pessoas se sentiram traídas e enganadas pela mensagem do nosso show. Nunca foi nossa intenção e pedimos desculpas àqueles que machucamos, de verdade", diz um trecho. A banda não informou se irá cancelar o restante de suas apresentações.
Sobre a NLM
A NLM, abreviação de No Longer Music, é uma banda criada pelo grupo evangélico holandês Steiger, fundado em 1983 por David e Jodi Pierce. A organização tem braços em diferentes países, inclusive no Brasil, e define sua missão como "alcançar e discipular para Jesus Cristo os jovens que nunca pisariam em uma igreja".
Conforme descrito no site oficial da Steiger, a NLM é uma ferramenta para esse objetivo e foi criada justamente "para comunicar o Evangelho de Jesus para essas pessoas jovens que nunca entrariam em uma igreja". É provavelmente daí que vem a estratégia de realizar "pregações surpresa", a partir do mote dos shows.
Na última sexta-feira (20), a filial brasileira da Steiger publicou em seu perfil no Instagram fotos do show realizado em Guarulhos (SP). Na postagem, a organização confirma que o caráter religioso do evento, de fato, não foi comunicado ao público. "Durante a apresentação, é inegável o quanto muitas das pessoas se emocionam e aparentam sentir-se confusas diante do que está sendo dito sobre Jesus. Claramente não esperavam esta mensagem", diz o texto.