Uma das grandes apostas do rap no Brasil, MC Soffia se apresenta no próximo domingo (29) em Porto Alegre. A cantora, natural de São Paulo, começou a carreira aos seis anos de idade, quando participou do projeto O Futuro do Hip Hop. Hoje com 18 anos, ela é dona de um currículo invejável não apenas na música. Soffia foi a única brasileira convidada a fazer parte do World Woman Foundation (que selecionou 60 mulheres de todo o mundo para contarem suas histórias de luta pelo empoderamento feminino), em 2020, além palestrar no Generation Equality Forum (encontro global pela igualdade de gênero promovido pela ONU Mulheres), em 2021.
A cantora também é presença confirmada no Crie o Impossível 2022, em 3 de junho, no Estádio Beira-Rio, evento com o objetivo de apresentar referências positivas para alunos do Ensino Médio de escolas públicas em uma grande aula. Também estarão presentes a influencer e empresária Bianca Andrade, a cientista Jaqueline Goes, o ex-jogador de futebol e empreendedor Tinga, entre outras personalidades.
Antes da primeira parada na Capital, MC Soffia falou sobre suas conquistas e desejos. Confira o bate-papo:
Apesar de ter 18 anos, a sua carreira é cheia conquistas e momentos marcantes. Como você enxerga essa trajetória?
Nesses 11 anos de carreira, muitas coisas boas aconteceram comigo. O que sinto é que sou uma artista independente que está fazendo história e tem uma bela trajetória construída, tenho histórias para contar.
O que você diria para as meninas que sonham em viver do rap?
Que sigam em frente, estudem, pesquisem, busquem referências e saibam que viver de música é um trabalho muito importante, que exige dedicação.
Recentemente, você lançou a música Voto É Atitude. Qual a sua expectativa para o futuro do Brasil?
Fiquei bem feliz com a oportunidade de ajudar, através da minha arte, a conscientizar tantos jovens. Agora, com o título na mão ou no celular, é preciso estudar, entender sobre os partidos e candidatos, porque tem mais homens brancos no poder do que pessoas negras e indígenas, porque será que tanta gente sofre. É preciso entender que votar é muita responsabilidade.
De que forma a educação escolar ajudou na realização dos seus sonhos?
A educação é importante para todas as pessoas, mas ela tem que ser de qualidade, atender a diversidade de alunos que normalmente tem nas escolas e na sociedade. A escola me ajudou porque abriu a minha mente para o mundo, e vai me ajudar a entrar na faculdade e ser uma pessoa melhor.
Te programa!
O quê: show da MC Soffia, com participação da rapper Cristal
Quando: neste domingo (29), às 20h
Onde: Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300, em Porto Alegre)
Quanto: ingressos a partir de R$ 30, disponíveis no Sympla