O grupo ucraniano Kalush Orchestra, vencedor da competição Eurovision, leiloou o troféu do evento e recebeu 900 mil dólares, quantia doada a uma fundação de apoio às Forças Armadas do país.
O troféu, um grande microfone de vidro com o logotipo do Eurovision, foi colocado em leilão no Facebook até sábado (28) e foi adquirido pela empresa Whitebit, especializada no comércio de bitcoins.
"Vocês são incríveis", disse o grupo no Facebook no domingo (29). "Um agradecimento especial à equipe da Whitebit, que comprou o troféu por 900 mil dólares e agora é a proprietária legítima", acrescentou.
O dinheiro arrecadado no leilão, que permitia a participação com criptomoedas, será doado à Fundação Prytula, que ajuda o exército ucraniano, informou o grupo no Instagram.
De acordo com a imprensa internacional, o apresentador de TV ucraniano Serhiy Prytula anunciou que o dinheiro arrecadado será usado para comprar três drones PD-2 fabricados na Ucrânia, armas e aeronaves de reconhecimento.
A Kalush Orchestra ganhou o Eurovision em 14 de maio com a canção Stefania, que mistura hip-hop e música tradicional ucraniana. A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, foi excluída da disputa. Ouça: