A banda Pink Floyd lançou nesta quinta-feira (7) uma nova música em homenagem aos ucranianos que sofrem com a guerra contra a Rússia. Intitulada Hey Hey Rise Up, a canção marca o primeiro lançamento do grupo desde o álbum The Division Bell, há 28 anos.
Em entrevista ao jornal britânico The Daily Mirror, o vocalista da banda David Gilmour afirmou que o grupo pretende destinar os lucros da gravação à população do país atingido pelo conflito. A banda, que conta também com Nick Mason, Guy Pratt e Nitin Sawhney, reuniu-se em segredo para produzir o trabalho. Gilmour tem uma nora e netos ucranianos.
— Espero que a música receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias. Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir um país democrático e independente — afirmou.
A música conta com samples do artista ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox, que abriu mão de uma turnê para servir na guerra. A canção é inspirada em The Red Viburnum In The Meadow, cantada pelo artista ucraniano em uma manifestação na Praça Sofiyskaya, em Kiev. É esta gravação que consta no trabalho do Pink Floyd.
— Toquei um pouco da música na ligação e ele aprovou. Esperamos fazer algo juntos pessoalmente no futuro — comentou Gilmour.
O videoclipe tem direção de Mat Whitecross. A capa tem a pintura de um girassol, feita por Yosan Leon, que conversa com o contexto em que uma mulher deu sementes da planta para soldados russos.