O compositor Elomar Figueira, 84 anos, foi retirado da sedação na manhã de quarta-feira (9), após ser entubado pela segunda vez no sábado (5). Segundo a revista Globo Rural, o artista segue sob supervisão médica. Se não apresentar dificuldade para respirar sem auxílio de ventilação mecânica, a equipe médica deve prosseguir com protocolo de extubação.
Diagnosticado com covid-19, Elomar foi hospitalizado no dia 23 de fevereiro. Em seguida, teve piora e precisou ser intubado.
Os médicos tentaram extubar o cantor no dia 3 de março, mas, no último sábado, perceberam que ele estava fazendo muito esforço para respirar sem a ajuda de aparelhos e optaram por intubá-lo novamente. No boletim de quarta-feira a equipe informou que o quadro clínico de Elomar está estável e ele não apresenta febre.
Conhecido como Menestrel das Caatingas, Elomar já teve canções interpretadas por nomes como Fagner e Elba Ramalho. Atualmente, é um dos últimos grandes reclusos da MPB: não dá entrevistas e não permite que suas fotos sejam divulgadas.